Topo

Escoamento da safra em meio à crise

Há alguns dias venho enfrentando filas constantes  em Cubatão, e existe um motivo: a grande concentração de caminhões carregados com os grãos da safra rumo ao maior pátio de triagem da região portuária de Santos, o Elog.

Todo ano é a mesma coisa: filas enormes e muita desordem, onerando toda a cadeia logística, causando prejuízo e transtornos, o que foi bastante amenizado com a criação de agendamento de veículos para controlar o fluxo de entrada na baixada santista, porém não o suficiente para resolver o problema. Mas em época de crise e notícias cada vez mais assustadora, vendo a quantidade de caminhões, confesso que fico feliz de ver que o setor ainda consegue se manter, e o excesso de cargueiros já não é visto de maneira tão negativa.

Essa semana, precisei ir a Santos. Ao passar pela orla da praia durante a noite, reparei uma fila gigante de navios graneleiros aguardando para entrar no canal porto de Santos para atracar,  mostrando que teremos recordes de movimentação de grãos  por esses dias.

E vamos ter mesmo, pois segundo levantamentos do Portal Brasil, a safra 2015/2016 irá colher 210,5 milhões de toneladas de grãos. Haja caminhão para carregar tudo isso.

O setor do agronegócio, em especial o transporte de grãos, vem salvando a pele dos fabricantes de caminhões, e tornando a categoria de veiculos pesados, a mais rentável, e durante esta grande recessão que estamos vivendo, deixa isso mais claro. Enquanto as outras categorias desaceleram, a dos pesados e extrapesados continua tentam se manter, baseados no escoamento da safra .

Mas, infelizmente, o setor não irá sustentar o mercado sozinho.

Enquanto isso, continuaremos presenciando as filas dos caminhões em direção ao pátio de triagem e torcendo para que o mercado se recupere o mais breve e voltemos a reclamar apenas do congestionamento causado por eles.

Até a próxima

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Sem Comentários

Postar um Comentário