Topo

Em quais categorias um deficiente físico pode adaptar o seu veículo?

Já faz um tempo que o Denatran passou a permitir modificações em qualquer veículo para ser conduzido por pessoas com deficiência física. Isso garantiu que todos os veículos de carga possam ser adaptados, facilitando a vida dos condutores, que agora podem exercer suas atividades nas categorias C, D e E.

Antes, apenas as categorias A e B tinham suas modificações aprovadas pela legislação brasileira. Agora as demais também têm essa opção. Para quem não sabe, a categoria C é aquela de veículos voltados para o transporte de carga, cujo peso bruto é superior aos 3,5 mil quilogramas.

Já a categoria D é para aqueles que querem trabalhar com passageiros com veículos cuja lotação supere os oito lugares. Além disso, a categoria E é voltada para veículos conjugados em uma unidade tratora e que tenha mais de 6 mil quilos.

Existem várias modificações que podem ser feitas em veículos das categorias C, D e E e a mais comum é aquela que leva o controle do carro ao alcance das mãos dos condutores. Assim, os passageiros com limitações nos membros inferiores podem guiar seus veículos acionando os pedais e a embreagem por alavancas próximas ao volante ou nele mesmo.

A IVECO BUS apresentou recentemente ao mercado o veículo conceito Daily Life. Ele conta com um dispositivo de poltrona móvel, que move a poltrona do motorista para o lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção.

Gostou de saber sobre esse assunto? Deixe o seu comentário ou uma dica que você queira compartilhar com a gente!

Sem Comentários

Postar um Comentário