Top

Dicas de economia: como gastar menos combustível nas estradas

Dicas de economia: como gastar menos combustível nas estradas

Quando o assunto é economia, a gente logo pensa no consumo principalmente de combustível. Esse consumo pode encarecer e muito a viagem entre um frete e outro. Ao adotar algumas práticas simples, é possível diminuir bem os custos e manter o veículo em bom estado, ao mesmo tempo, garantindo aumento de vida útil e valor de revenda.

Aqui, listamos cinco dicas de economia de combustível. Vamos colocar em prática?

Planejar sua rota

Quando você faz um planejamento do seu caminho, evita surpresas desagradáveis. Por exemplo: se você chega direto ao seu destino, sem nenhum desvio ou problemas de estrada, consequentemente gasta menos tempo e menos combustível.

Calibrar os pneus

Pneus que não estão calibrados corretamente exigem mais do caminhão e isso desperdiça combustível, além de prejudicar a durabilidade dos pneus.

Além disso andar sempre com a carga no peso permitido, checar os níveis de água e óleo e fazer a revisão e manutenção com frequência garantem tranquilidade e economia.

Use o tacômetro

Todos os caminhões Iveco possuem uma faixa verde no tacômetro (ou conta-giros), indicando a rotação ideal para aquele veículo. Dirigir o máximo de tempo possível dentro dessa faixa e aliviar o pé nos trechos de reta garantem melhor aproveitamento do torque do motor. Esta medida também reduz o consumo de combustível, pois evita forçar o motor do caminhão com rotações baixas ou altas demais.

Mantenha o veículo engrenado

Antigamente, existia a crença de que, ao deixar o veículo em ponto-morto, não havia consumo de combustível. Além de ser inseguro para todos os motoristas, nos veículos modernos, o ponto-morto é entendido pelo motor como uma marcha lenta e não diminui o gasto de diesel.

Na maioria dos veículos atuais, quando o pedal de aceleração para de ser pressionado, automaticamente a injeção de combustível é cortada e, somente dessa forma, deixa de consumir combustível. O veículo engrenado tem gasto de combustível nulo, já em ponto-morto, o motor funciona como se estivesse em marcha lenta e, por isso, consome mais.

Adote a direção defensiva

Quando você mantém a distância de segurança de outros veículos, você evita o gasto de muito combustível com as freadas bruscas. Acelerar repentinamente também aumenta os gastos. Então, não faça ultrapassagens arriscadas, não force o pedal do acelerador e não ande em alta velocidade o tempo todo.

Tem mais alguma dica de economia? Conte pra gente nos comentários.

Iveco Brasil