Topo

Cuide da sua saúde assim como cuida do caminhão

Cuide da sua saúde assim como cuida do caminhão

A atividade de dirigir caminhão pode ser classificada como uma das profissões mais sacrificadas, devido suas características, para as quais são fundamentais que o motorista coloque certas regras e limites no seu dia a dia. Caso contrário, ele acaba sendo absorvido e se esquece de itens importantes como os cuidados com ele próprio. São poucos os profissionais que procuram um médico dentista ou oftalmologista, por exemplo, de forma preventiva, embora os cuidados com saúde do corpo possam ser comparados à manutenção do caminhão.

Um veículo cuidado e com manutenção preventiva pontual, tem menos chances de parar por algum problema se comparado a outro que roda e só para manutenção corretiva. Com o corpo é a mesma receita, se não for dada devida atenção, são maiores as chances dos problemas surgirem e mudarem a rotina do motorista. Se o corpo não estiver funcionando bem, o desempenho do motorista também se apresenta reduzido e mais suscetível a desenvolver doenças comuns à profissão, como obesidade, colesterol alto e diabetes, entre outros.

Manter uma rotina de ir ao médico não é tarefa fácil para motorista de caminhão, principalmente os mais habituados a viagens de longas distâncias e períodos maiores longe de casa. A situação do motorista em relação aos cuidados com a saúde já esteve mais precária. Atualmente muitos já demonstram mais preocupação e cuidados com a saúde, alimentação e aproveitam as ações disponibilizadas em rodovias e eventos de estrada para motoristas.

Profissionais de saúde enfatizam que a preocupação deixou de ser tratar da saúde e sim impedir seu aparecimento. Para isso os exames periódicos são importantes. E motorista com a saúde em baixa tem mais potencial para se envolver em acidente.

Veja as dicas da Iveco para se chegar aos 100 anos com saúde

Fonte: Revista O Carreteiro, texto de João Geraldo

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário