Topo

Confira algumas dicas para evitar o desgaste do seu bruto

Publicado orientações e cronograma de recadastramento do RNTRC

Confira algumas dicas para evitar o desgaste do seu bruto

O dia a dia nas estradas desgasta bastante o seu caminhão, não é mesmo? As condições das estradas também ajudam a diminuir a vida útil de várias peças do seu bruto. Esse desgaste prematuro pode ser evitado, com alguns cuidados.

Não conserte nada sozinho

Amassou, arranhou, perdeu uma lasca de tinta. Procure um borracheiro ou um mecânico especializado. Pode até ficar mais caro do que se você mesmo arrumar, mas, se o profissional for de confiança, certamente o dinheiro que você investirá dará menos dor de cabeça.

Nada de água fria no reservatório

Se o motor do seu caminhão superaquecer, não jogue água fria para baixar a temperatura. Quente e gelado não dão certo e a mistura pode até empenar ou trincar o cabeçote ou bloco por causa do choque térmico.

Não utilize os pneus meia-vida

Os pneus meia-vida ou riscados levam esse nome porque os mecânicos usam uma faca de corte para fazer sulcos nos pneus velhos, que já estão carecas. Isso diminui a resistência do pneu e você pode perceber quando já for tarde. Ou seja: é cilada.

Não abuse da embreagem

Não use a embreagem como freio. Isso causa superaquecimento do disco e danifica o platô com perda de vida útil das peças. Só acione o pedal quando for realmente necessário, pois usá-lo sem necessidade aquece o sistema e desgasta os componentes.

Iveco Brasil