Topo
Feliz dia dos pais

Climatizador de ar não é luxo

Entre os equipamentos de conforto presentes na cabine de um caminhão, sem dúvida alguma, o climatizador de ar é um dos mais importantes, embora em muitos casos não venha de fábrica, nem como opcional.

De solução simples, ele se mostra muito funcional e com baixo consumo de energia, e pode ser um divisor de águas nas horas de descanso, podendo tornar o momento bastante agradável em dias ou noites quentes e abafadas.

Eu descobri a importância dele da pior maneira. Uma vez, em Recife, tive que (tentar) dormir em um caminhão sem ar condicionado e com o climatizador quebrado. Eu ficava na duvida se abria os vidros e enfrentava os mosquitos, ou fechava e enfrentava o calor. Confesso que até hoje não sei o que foi pior.

Se observarmos fora do Brasil, pegando os EUA como exemplo, os acessórios e equipamentos criados para melhorar o conforto do caminhoneiro na cabine, está anos luz à frente do Brasil. Um exemplo claro, sãos os APU (ou geradores, traduzindo de modo simples), gerando refrigeração e aquecimento, dependendo do clima do dia, sem precisar do funcionamento do motor do caminhão.

Se quiser saber mais sobre eles, que são produzidos pelas gigantes do ramo de refrigeração,  é só dar uma passada em meu blog: wagnercaminhoes.blogspot.com. Lá você  encontra uma postagem sobre eles.

Mas voltando à nossa realidade, se nos EUA, os APU são um sucesso, aqui nossa solução utilizando os climatizadores não fica muito atrás. Embora não seja tão perfeita  como o A/C e a calefação geradas pelos APUs, ela melhora bastante o conforto, principalmente nas noites quentes.

E o fato de ser um sucesso no trecho evidencia que, de certo modo, a melhora constante do conforto a bordo não é exclusividade dos países ricos. Tentamos aumentar a qualidade de vida dentro de cabine, pois em um país tropical ficar no habitáculo envolvido por lata sem ventilação não é das melhores experiências.

Portanto, quem avistar um caminhão e não souber a função das caixas fixadas no teto da cabine, saiba que se trata dos nossos ventiladores de teto, e não é nenhum luxo não.

Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Sem Comentários

Postar um Comentário