Topo
Iveco, gigante por natureza

Caminhoneiros e o Porto de Santos

Olá! Tudo bem com vocês? É com grande satisfação que escrevo mais um texto para a Iveco. Muitos não devem saber, mas eu nasci e fui criado na baixada santista, litoral sul de SP. Desde pequeno convivo com o movimento do Porto de Santos, o maior da América latina.

Porém, mesmo envolvido há alguns anos com transporte, boa parte dele aplicado em minha região, nunca trabalhei diretamente com o Porto de Santos.  No entanto, nesses últimos meses, comecei a efetuar entregas diretamente na área interna do Porto, controlada pela Codesp, e pude ter uma real noção de como ele é carente de infraestrutura.

Ele é conhecido pela “caminhoneirada” pelo motivo de ser destino final de muitos estradeiros, e boa parte, para não dizer todos, reclamam da região e até apelidaram de “baixada sofrida”.

Eles têm razão! O profissional do volante sofre muito quando vem para cá. A região possui limitações físicas que implicam na falta de infraestrutura dos locais de carga para receber o amigo estradeiro. Porém, o que mais prejudica a situação é o descaso do governo.

Gigante por natureza, o porto recebe variados tipos de mercadorias, desde soja até carros de passeio, mas o que me chamou muito a atenção foi a desordem, o abandono e a bagunça presentes.

Devido ao seu tamanho, as coisas acabam funcionando de qualquer maneira, batendo recordes de movimentação e arrecadação, e tornando responsável pelo sucesso ou não da economia nacional, mas com certeza, seu potencial é muito maior.

Pude notar que, na prática, muita coisa deixa de funcionar e acaba se tornando rotina do dia a dia do porto. Um absurdo!

Sujeira, desperdício e falta de controle, deixam um triste cenário no local, e mesmo ele sendo fundamental para a economia do litoral paulista, não recebe a atenção merecida por parte dos responsáveis por eles.

Eu queria de coração, que ele fosse um exemplo de logística, até para fazer jus à grandeza e importância que tem, mas infelizmente, a realidade está muito longe disso!

Relendo as colunas passadas, eu notei que ando muito indignado e reivindicador, mas é que no fundo, temos que aproveitar os espaços que nos é dado, para tentar de alguma forma mudar nossa realidade para melhor. Mas nem tudo está perdido e existem sim, muitas coisas boas e que funcionam no setor de transporte, e daqui para frente, tentarei mostrar exemplos excelentes e que nos enche de orgulho.

Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Sem Comentários

Postar um Comentário