Topo

Brasil passará a ter rotulagem de pneus

O Brasil será o quarto mercado automotivo do mundo a contemplar o sistema de etiquetagem de pneus, um modelo que teve sua origem no Japão em 2010 – de forma facultativa – sendo adotado, posteriormente, pela União Europeia e Coreia do Sul – de forma simultânea – em novembro de 2012.

Entre os parâmetros da rotulagem europeia previstos para adoção pelo modelo brasileiro estão itens como o consumo de combustível, frenagem em piso seco e molhado e o ruído gerado pelo pneu quando em contato com o solo. Aqui no Brasil, os pneus importados pelos independentes já contam com essa norma e, por isso, possuem tecnologia superior, são mais seguros, permitem maior economia de combustível, nível reduzido de ruído em contato com o solo e são ecologicamente mais eficientes.

“Na Europa há um sistema de classificação expresso na forma de letras que vão de A a G, onde um pneu na classificação A tende a refletir maior eficiência em consumo, frenagem e ruído que um pneu na classificação G. A importância dessas classificações é que o consumidor poderá ver, de forma simplificada, qual o melhor pneu que se aplica ao uso em seu veículo”, descreve Milton Favaro, diretor executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip).

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sem Comentários

Postar um Comentário