Topo

Cinco cuidados que você deve ter com o pneu do caminhão

Cinco dicas para cuidar do pneu do caminhão

Cinco cuidados que você deve ter com o pneu do caminhão

Todos nós sabemos que o pneu do caminhão merece um cuidado especial. Porém, muita gente não sabe quais são esses cuidados. E foi pensando nisso que o Blog da Iveco listou cinco cuidados que todo estradeiro deve ter com os pneus do caminhão.

1) Manutenção: a quilometragem dos pneus pode sofrer interferência de diferentes componentes mecânicos levando ao desgaste prematuro dos pneus. Lembre-se que os freios, molas, rolamentos, eixos, suspensão e rodas agem diretamente sobre os pneus e precisam sempre de manutenção.

2) Balanceamento: a falta de balanceamento causa desconforto ao dirigir, perda da tração, de estabilidade e desgastes nos pneus. Por este motivo, os motoristas devem balancear as rodas sempre que surgirem vibrações ou a cada revisão.

3) Alinhamento: desvios mecânicos podem causar o desgaste dos pneus prematuramente. É recomendável alinhar o caminhão quando sofrer impactos na suspensão, desgastes irregulares, substituição dos componentes da suspensão, se o caminhão estiver puxando para um lado ou a cada revisão.

4) Calibragem dos pneus: esquecer de calibrá-los pode trazer sérias consequências. A baixa pressão dos pneus acelera o desgaste, aumenta o consumo de combustível, contribui para perda de estabilidade em curvas, deixa a direção pesada, provoca rachaduras e quebras no circunferencial da carcaça e desgasta a rodagem dos terminais de direção.  Bater os pneus traseiros é uma pratica diária, porém a checagem de calibragem deve ocorrer semanalmente.

5) Rodízio: o rodízio é indicado para compensar a diferença de desgaste dos pneus. Esse rodízio proporciona durabilidade, eficiência e estabilidade para o caminhão.

Você tem esses cuidados com os pneus do seu caminhão?

Iveco Brasil
Nenhum comentário

Postar um comentário