Topo

Aprenda como fazer um Carnaval sustentável

O Carnaval já está chegando e, para os foliões, a diversão é garantida nos blocos, desfiles e bailes. Mas será que é possível aproveitar a festa e contribuir para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo?

Veja essas dicas que valem para os foliões de carteirinha e para quem vai curtir outra programação nesse período. São dicas simples e práticas para festejar a data.

1. Lixo
Os blocos e desfiles aumentam a concentração de pessoas andando pelas ruas das cidades. Quando elas jogam seus papéis, copos, embalagens de bebidas e tudo o mais na própria rua,o lixo acumulado entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos colocam em risco o meio ambiente e os animais. Nas praias, o lixo se espalha pela orla, vai parar no fundo do mar e, além de contaminar a água e consequentemente fauna e flora que nela vivem, seu recolhimento é muito trabalhoso. O consumidor consciente pode evitar estes impactos se levar um saquinho para guardar seu lixinho até encontrar uma lata de lixo. Além disso, evite o desperdício de comida e de bebida, e use embalagens retornáveis.

2. Fantasia
As fantasias de Carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Para chegar até o consumidor, uma fantasia utiliza matérias primas, água e energia em sua produção, distribuição e transporte. Então, você pode reutilizá-las, trocá-las com amigos ou reformá-las.

3. Excessos
A combinação entre calor, comida comprada na rua, álcool e a multidão pode ser indigesta. Também o consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes de automóvel e pelo início de diversas brigas de rua. O consumidor consciente aproveita a festa protegendo a sua saúde e a de todos.

4. Pirataria
Quando for comprar artefatos de festa, CDs e DVDs, você pode exigir dos fornecedores nota fiscal, evitando a sonegação de impostos e o estímulo à produção ilegal, que alimenta o crime organizado.

5. Viagens
O turismo interno aumenta muito nos feriados prolongados. As viagens de carro são bastante comuns e ampliam o tráfego nas estradas, o risco de acidentes e a emissão de poluentes. Para ser sustentável, você pode se organizar para viajar com o maior número possível de pessoas no carro, diluindo os impactos da viagem. Pode também planejar sua viagem de modo a ter o motor regulado, reduzindo em até 5% o consumo de combustível e emitindo menos gases de efeito estufa. Além disso, pode programar a saída de casa em horários de menos trânsito, reduzindo desta forma o tempo em marcha lenta e emissão maior de carbono.

6. Desligue-se
Antes de viajar ou sair de casa por períodos prolongados para se distrair, tire os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como televisão, DVD, micro-ondas, computador e carregador de bateria, a fim de economizar energia. O modo “stand by” – acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada – faz com que o aparelho continue consumindo energia, podendo chegar até 25% do que consumiria se o equipamento estivesse ligado.

7. Água
O Carnaval é uma época em que as cidades turísticas enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do consumo adicional das pessoas que elas recebem. Tenha consciência e para evitar tais problemas redobre os cuidados com a água: brinque sem gerar desperdícios, tome banhos mais curtos e aproveite o calor para desligar o chuveiro, caso demore ao se ensaboar ou para aplicar cremes nos cabelos.

8. Nada de folia
Aqueles que moram em cidades que não são destino de foliões e que não vão viajar podem aproveitar a tranquilidade e o tempo livre em atividades que valorizam o maior convívio com os amigos e/ou com a família. Caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais são algumas sugestões que estimulam o bem-estar, não custam dinheiro e não consomem recursos naturais.

Siga essas dicas e crie o seu bloco por um carnaval mais sustentável, em que se cada um fizer sua parte o mundo será um lugar melhor para todos!

Fonte: Planeta Sustentável

Sem Comentários

Postar um Comentário