Topo

Conheça os principais agentes da contaminação da água

Os reservatórios de água do país estão com índices cada vez mais baixos e não é somente a falta de chuva que acarreta essa situação. Os rios brasileiros sofrem também com a poluição e a contaminação. Casos graves e a falta de informação acerca desses dois inimigos das nossas águas acarretam passivos ambientais muitas vezes incalculáveis.

Um desses agentes que causam a contaminação ambiental, por exemplo, é o descarte do esgoto não tratado nos rios e mares. Cerca de 40% das residências brasileiras não têm acesso a saneamento básico e em boa parte dos casos em que o esgoto é coletado, não há tratamento. A pior situação encontra-se na região Norte.

Segundo dados do IBGE, apenas 38% de todo o esgoto produzido no Brasil recebe algum tipo de tratamento. O resto ameaça a saúde das pessoas e o meio ambiente. A cada dia, são despejados na natureza cerca de 15 bilhões de litros de esgoto sem tratamento. Isso resulta em doenças como diarreia, amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, hepatite, infecções na pele e nos olhos.

Uma questão que preocupa também é o derramamento acidental de substâncias nocivas em rios e mares. Não é difícil encontrar notícias relacionadas a caminhões transportando óleo ou outros compostos que caem nesses locais, além de naufrágio ou colisão de navios e rompimento de oleodutos, que derramam e contaminam a água.

Estudos também revelam que o mercúrio tem sido encontrado em altas quantidades nas águas. O metal é emitido pelo homem por meio da mineração, queima de carvão e outros processos industriais e se deposita nos mares, contaminando também peixes e crustáceos que são consumidos pelo homem e podem resultar em danos irreversíveis ao sistema nervoso central, como tremores, perda de memória, dificuldades de audição, visão com redução do campo visual e do desempenho psicomotor e dificuldades motoras.

Todos devemos lembrar o quanto a água é um bem precioso e indispensável a toda as atividades humanas. Por isso, todos devem fazer a sua parte para preservá-la!

Fonte: Pensamento Verde

Sem Comentários

Postar um Comentário