Topo

Como ter um carnaval sustentável

Vai cair na folia? Confira dicas para adotar práticas ecológicas sem perder a diversão!

Fala, amigo(a)! Após dois anos de hiato, devido à pandemia, o Carnaval está de volta! O momento de celebrar entre amigos(as) e família com muita animação e fantasias. Entretanto, o carnaval também tem um lado nada agradável: é uma festa que gera grande quantidade de resíduos. 

Em 2020, por exemplo, a festa terminou com 3,5 mil toneladas de lixo recolhidas em cinco capitais brasileiras. Assim como o mundo mudou nestes últimos anos, nossas atitudes em relação aos festejos também precisam mudar.

Antes da festa

Uma boa maneira de curtir o carnaval de modo diferente em 2023 é adotando práticas ecológicas. O primeiro passo para isso é repensar o consumo e comprar somente o necessário para a diversão. 

É possível usar o Pinterest para se inspirar e criar suas próprias fantasias – idealmente com roupas e materiais que já possua em casa. Além de mais criativo, é uma forma de não desperdiçar dinheiro com itens que só podem ser usados uma vez ao ano. 

Confetes, glitter e purpurina são itens presentes nas festas carnavalescas, porém, dependendo dos materiais usados na produção, podem ser bastante poluentes. O confete geralmente é feito de papel, mas algumas marcas preferem o celofane (por seu efeito brilhante). O problema é que o celofane é um tipo não reciclável de plástico e, após cair no chão, os confetes irão provavelmente ultrapassar as estações de tratamento de esgoto. 

Sobretudo para quem tem filhos e não dispensa o confete na folia, uma dica simples e aplicável é fazer o seu próprio material em casa usando revistas e jornais velhos. Uma opção também é fazer confete de folhas: basta apanhar folhas de árvores e plantas caídas no chão e utilizar um furador com formatos divertidos de corte. As crianças vão adorar esta ideia!

Outro produto polêmico é o glitter feito normalmente de minúsculos plásticos coloridos e óxidos de ferro, entre outros componentes. Ou seja, diferente do confete, o mais comum é encontrar o glitter que invariavelmente se transformará em microplástico no oceano ou irá penetrar no solo, contribuindo com a poluição. Para substituí-lo, a melhor opção é comprar de marcas que fabricam glitter com ingredientes naturais e biodegradáveis. A alternativa ecológica tem sido cada vez mais comum ao passo que a população toma consciência dos efeitos do microplástico na sociedade. 

Durante a festa 

Com todas as roupas e adereços à mão, chega a hora de ir para a folia. Nos dias de festas, é possível reduzir o consumo de utensílios de uso único, o famoso plástico descartável, aderindo aos copos reutilizáveis. As garrafas térmicas também são uma alternativa para manter a temperatura da bebida por mais tempo e evitar o uso de copos descartáveis. Também será útil se quiser levar água de casa, afinal manter-se hidratado é essencial para aguentar ir atrás do trio ou do bloco. 

Se nenhuma das opções acima for viável, prefira bebidas em latas do que vidro e plástico. A reciclagem é melhor e mais fácil. Anualmente, o Brasil atinge recordes de índice de reciclagem de latas de alumínio – em 2022 a taxa chegou a 98,7% – graças aos catadores de materiais recicláveis. Por isso, outra dica importante é juntar suas latinhas para entregar a esses profissionais ou deixar em um local apropriado para ser recolhido depois – de preferência na altura dos braços.

Ainda em relação aos catadores, lembre-se sempre de respeitar e valorizar o trabalho destes profissionais que estão, em meio à multidão, trabalhando e ajudando a limpar as ruas. Exerça sua simpatia e seja gentil.

Para colaborar com a limpeza da cidade, cuide do seu próprio lixo. Se possível, carregue consigo um saquinho para armazenar os resíduos até encontrar o lugar apropriado para o descarte. 

Cuide da alimentação e da hidratação

Os dias de festa exigem bastante do físico. São percorridos quilômetros que dificilmente seriam percorridos a pé em um dia comum. É importante atentar-se para o consumo de líquidos e sólidos para garantir a disposição. Para tanto, confira abaixo as dicas do Hospital do Coração sobre este assunto:

  • Faça pelo menos três refeições principais durante o dia. Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos. Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;
  • Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais;
  • Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;
  • Beba de dois a três litros de água diariamente. Consuma também sucos de fruta, água de coco e isotônicos, antes, durante e depois da folia.

Beber com moderação evita embriaguez e, consequentemente, muitas situações vergonhosas e/ou perigosas, uma vez que a rua não é o ambiente adequado para estar vulnerável. Outro ponto importante é que, se a intenção for consumir bebida alcoólica, mesmo que pouco, deixe o automóvel em casa. Bebida e direção não combinam.

Se mesmo adotando todos os cuidados a ressaca bater, o endocrinologista e nutrólogo Mohamad Barakat ensina as seguintes opções naturais: gengibre e hortelã para diminuir a náusea, alecrim e pimenta-vermelha para dor de cabeça e canela para normalizar os picos de glicose, boldo e chá verde para desintoxicar o fígado. Abacate, hibisco, cavalinha e dente-de-leão ajudam a diminuir o inchaço e a retenção hídrica.

Reúna os amigos

Nada melhor do que curtir os festejos carnavalescos com os amigos e uma boa solução para levar toda a galera de uma só vez é o Daily Minibus da IVECO. É uma van com flexibilidade de adaptação do espaço interno ao tipo de serviço, além de contar com diversos itens de segurança, como o auxiliar de partida em rampa (Hill Holder), que mantém o freio acionado por dois segundos para que o motorista tenha tempo de acionar o acelerador antes que o veículo desça; o sistema HFC (Hydraulic Fading Compensation), que detecta condição anormal do sistema de freio e o HRB (Hydraulic Rear Boost Assist), que aumenta a pressão nos freios traseiros.

O modelo possui duas versões, uma com 15+1 passageiros e outra com 20+1. Cabe escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Gostou do conteúdo? Bora compartilhar com os/as amigos(as) e ter um carnaval mais sustentável! 

Sem Comentários

Postar um Comentário