Topo

Apenda como limpar sua casa sem agredir o meio ambiente

Nas prateleiras do supermercado sobram marcas de detergentes, desinfetantes e limpadores multiuso. Além da promessa de deixar a casa limpinha, a maioria desses produtos tem outra coisa em comum: substâncias de nome complicado (sulfatos, fosfatos, tensoativos etc.) que agridem ou poluem o meio ambiente. A intensidade e o tipo de danos que esses produtos vão causar dependem sempre das fórmulas.

A boa notícia é que algumas empresas, mais conscientes, já investem em opções menos poluentes ou com teores reduzidos dos compostos que fazem tanto mal.  Mas, se preferir, você pode preparar em casa seu kit de limpeza e criar um produto tão eficiente quanto os convencionais.

O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um dos mais versáteis aliados: ele mata bactérias, remove odores, manchas e ajuda a desentupir canos. Veja algumas dicas de limpeza do Planeta Sustentável que vão deixar a sua casa tão limpa quanto com produtos industrializados:

– Lavar a louça: dissolva o sabão em pedra em água quente e use como detergente;
– Banheiro: evite o cloro. Misture água quente com bicarbonato de sódio e passe com uma escova nos ladrilhos e azulejos. Na pia e no vaso sanitário, use vinagre de maçã e deixe por uma noite. Enxágue pela manhã;
– Vidros e espelhos: use três colheres de vinagre em 1 litro de água quente;
– Amaciante de roupas: adicione ¼ de copo de bicarbonato ao enxágue;
– Antimofo: guarde dentro dos armários pedaços de giz em sacos feitos com gaze ou tecidos telados;
– Tapete: jogue sal em toda a superfície e espere duas horas. Depois, passe o aspirador.

Fonte: Planeta Sustentável

Sem Comentários

Postar um Comentário