Topo

Torcida sustentável na Copa do Mundo

Vai assistir ao jogo em casa? Confira dicas de boas práticas ecológicas! 

Fala, amigo(a)! Hoje vamos falar sobre a paixão que une os brasileiros, o futebol está longe de ser unanimidade. Mesmo assim, a estreia da seleção na Copa do Mundo, marcada por dois gols de Richarlison, rendeu elogios Brasil afora e empolgou até quem estava indiferente. Pipoca, decoração e acessórios em verde e amarelo fazem parte do combo dos torcedores mais entusiasmados. No entanto, a comemoração não precisa ser sinônimo de geração de resíduos: é possível aproveitar o evento adotando boas práticas ecológicas!

Se você já entrou no clima da Copa do Mundo e vai reunir familiares e amigos em casa para assistir ao próximo jogo, confira as dicas abaixo para montar a sua torcida sustentável. 

Decoração 

Ao invés de bandeiras de plástico, faça bandeiras de pano para decorar sua casa ou a rua do seu bairro. Além de durarem mais em comparação ao papel, o material é bem menos poluente do que o plástico. Use retalhos de tecidos para a confecção das bandeiras. 

Você também pode fazer correntes de papel para usar na decoração interna e até mesmo pendente de papel, cortando formatos diversos, como estrelas, hexágonos e bolas. Ao invés de utilizar os papéis de seda, prefira revistas velhas. Fica colorido e bonito. Em ambos os casos, o décor ganha um painel com efeito cascata. 

Sempre que precisar pendurar ou amarrar algo, opte pelo fio de sisal, uma vez que é um material proveniente de uma planta e, portanto, biodegradável – diferente de uma fibra sintética.

Por fim, nada é mais brasileiro do que um ambiente tropical. Substitua os acessórios artificiais de plásticos por plantas e flores. Você economiza o bolso, embeleza a casa e ainda evita a geração de lixo. 

Alimentação

Na mesa, use toalhas, pratos e copos que possui em casa. Você até pode comprar um “kit festa” para ser usado em ocasiões como esta, se os itens forem compostos por materiais resistentes e laváveis e que, portanto, podem ser reutilizados. 

Descartáveis nem pensar! Os plásticos descartáveis são tentadores, mas a praticidade tem um grande custo ambiental: a cada ano, até 37 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos e a previsão do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) é que este tipo de poluição deve duplicar até 2030. Você não quer fazer parte deste triste cenário, certo? 

Use e abuse de frutas verdes e amarelas, como limões e bananas, para levar à mesa o clima da Copa. É uma forma de estimular uma refeição mais saudável e ainda decorar o ambiente.

Outro ponto importante é evitar ao máximo o desperdício de alimentos em casa. Enquanto cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome, o desperdício de comida no país poderia alimentar 12 milhões de pessoas por ano, revelam estudos publicados em 2021 pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e pelo Pnuma. Por isso, planeje bem a refeição, mas caso haja sobras não esqueça de congelar. 

Bebidas

Na hora de escolher a bebida, dê preferência às embaladas com latinhas que são totalmente recicláveis. Inclusive, o Brasil registra anualmente mais de 98% de reciclagem de latas de alumínio.

Dê o primeiro passo

A adoção de hábitos sustentáveis pode parecer difícil no começo, mas seguindo os 5 Rs da reciclagem você já consegue dar um grande passo para inseri-los em sua vida. São eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Ou seja, repense antes de comprar qualquer item, recuse tudo que não for necessário, reduza o consumo em geral, reutilize sempre que possível e, por fim, recicle todos os seus resíduos. 

No contexto da comemoração, além de todas as dicas já citadas, finalize separando o lixo orgânico (como restos de alimentos) do lixo seco e reciclável. Encaminhe tudo o que for reciclável para a coleta seletiva ou leve ao ecoponto mais próximo de sua residência. 

Sem Comentários

Postar um Comentário