Topo
Uso do extintor de incêndio ABC é adiado mais uma vez

Saiba como usar o extintor de incêndio corretamente

Todos nós sabemos que o extintor de incêndio automotivo é um item de segurança obrigatório no Brasil, mas nem todo mundo sabe utilizá-lo. No último mês, o equipamento recebeu bastante destaque devido a resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga o uso dos extintores ABC, e não mais o antigo modelo BC.

O não uso do equipamento resulta em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A grande procura pelo novo extintor fez com o estoque das lojas e postos de gasolina acabassem e, com isso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiou por 90 dias o início da obrigatoriedade.

Para utilizá-lo, basta retirar o equipamento do caminhão e, logo em seguida, romper o lacre de segurança. Feito isso, basta apertar o gatilho do equipamento e fazer a aplicação para conter as chamas.

Se o foco do incêndio começar no motor, faça uma pequena abertura no capô e aplique o extintor. Assim você irá conseguir eliminar o princípio do incêndio. Mas lembre-se: nunca abra o capô de uma vez, pois o oxigênio aumenta ainda mais as chamas do fogo.

Caso haja necessidade de uso, lembre-se de observar se o equipamento está lacrado, se a pressão está com o ponteiro apontado para o verde e se a data de validade está em dia.

Já conseguiu garantir o novo extintor de incêndio? Conte para a gente!

 

Sem Comentários

Postar um Comentário