Topo

Rally Dakar 2022: uma rota épica e cheia de adrenalina

Foi dada a largada para o rali mais famoso do esporte a motor do mundo, na Arábia Saudita, a 44ª edição do Rally Dakar 2022! Durante essas duas semanas de competição – 1 a 14 de janeiro, a adrenalina está garantida com um circuito completamente épico pela rota mais arenosa da história.

O Dakar 2022 retorna pela terceira vez à Arábia Saudita, desta vez com uma nova rota que começa e termina em Jeddah. Os 12 estágios passam pelas cidades de Há´il, Al Qaisumah, Riade, Al Dawadimi, Wadi Ad Dawasir e Bisha.

São mais de 8 mil km, dos quais 4.300 km de Etapas Especiais, em diferentes tipos de terreno arenoso, em trilhas e correntes de dunas e cânions, que levarão os pilotos e navegadores a explorar paisagens inéditas, com vastas extensões de areia.  

Esta edição remonta à primeira edição em que a IVECO participou do evento, em 1979, quando passou a fornecer caminhões de apoio e continuou até a década de 80 com os modelos PAC 260 e 190.

A parceria com a Petronas e a De Rooy começou no Rali de Marrocos, em 2011, quando a equipe da montadora venceu com um Trakker, dando início a uma jornada emocionante que levou a duas vitórias em 2012 e 2016 no Rally Dakar.

Rota do Rally Dakar 2022 no maior deserto contínuo do mundo, onde tempestades de areia formam dunas de até 250m de altura.

Novidades Dakar 2022

O cenário pandêmico de 2021 reuniu, no ano passado, 295 inscritos. Em 2022, esse número subiu para 578, um crescimento de 96%. Deste número, 60 são mulheres, representando um aumento de 275% com relação à última edição. Ao todo, serão 1065 competidores, divididos em 578 veículos.

Além desse aumento exponencial de competidores, o Rally Dakar 2022 estreia uma nova categoria, a T1-Utimate, voltada para veículos movidos a energia limpa, como hidrogênio.

Outra novidade é que o Dakar 2022 será a primeira etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross-Country, competição com chancela da FIA e que passará por Abu Dhabi, Cazaquistão, Espanha e Marrocos, cidades que até então não participavam do campeonato.

A primeira etapa do Rally Dakar 2022 foi realmente desafiadora, muitos pilotos tiveram problemas com a areia pesada e com a procura dos pontos de passagem.

Equipe PETRONAS De Rooy IVECO

Mesmo que a lista de inscritos tenha dobrado e a concorrência aumentado, a preparação da equipe PETRONAS De Rooy IVECO está melhor do que nunca e traz fortes promessas para formar o pódio da competição: Vick Versteijnen, Janus Van Kasteren e Mitchel Van Den Brink, a bordo em dois IVECO Powerstar e um Trakker.

Este é o décimo ano da IVECO como fornecedora oficial da equipe, disponibilizando veículos, motores e peças sobressalentes. Todos os caminhões da marca possuem motores Cursor 13 com até 1000 cv de potência especialmente projetados pela FPT Industrial, pensados exclusivamente para a competição.

O Team De Rooy IVECO tem um programa de treinamento físico supervisionado por vários treinadores e médicos, que inclui testes de exercícios periódicos. No teste, o piloto Hans Stacey, confirmado para esta edição e vencedor na categoria de caminhões Dakar Rally Truck por dois anos consecutivos, em 2007 e 2008, teve que ser substituído de última hora.

Quem assume o lugar de Hans Stacey, por questão de saúde e segurança, é o Vick Versteijnen, com o apoio do mecânico de Hans, Randy Smits, que segue complementando a equipe, e o navegador Teun van Dal.

Vick Versteijnen volta ao Team PETRONAS De Rooy IVECO com seu navegador Teun van Dal, ambos fizeram parte da equipe durante o Dakar 2019 e têm experiência com o IVECO Powerstar.

Janus Van Kasteren competirá no Dakar pela terceira vez ao volante e está no auge de sua performance. Para enfrentar o duro percurso da competição, treinou muito durante o ano, “o mais difícil será a competência, pois o melhor caminhão nós já temos!”, disse. 

A bordo do caminhão Powestar, o piloto britânico conta com Marcel Cutters, como co-piloto, e Darek Rodewald, como mecânico. Com a experiência que adquiriu nos anos anteriores, quando teve resultados no top 10, este ano o objetivo é chegar ao pódio. Para manter o ânimo, ele conta que a última coisa que faz antes de encarar o volante é escutar música alta comendo uns biscoitos holandeses.

Janus Van Kasteren pilota o Powerstar com muita resistência ao volante e ocupa o top 10 entre os competidores.

Mitchel Van Den Brink fez sua estreia nas corridas com apenas 16 anos, com o pai Martin como mecânico/navegador no Dakar 2019, sendo o mais jovem participante numa corrida de rali. Nesta edição, ele compete com um IVECO Trakker com o navegador Rick Sleeve e o mecânico Bert Darkelaar.

Mitchel Van Den Brink estreia como o piloto mais jovem no Rally Dakar 2022 com apenas 18 anos.

Para Van Den Brink velocidade, concentração e trabalho em equipe são os ingredientes secretos para um desafio extremo como o Rally Dakar 2022. “Nossos treinamentos no Marrocos foram excelentes, estamos muito satisfeitos com o IVECO Trakker e seu comportamento na areia. As paisagens são incríveis com dunas e muita areia, e é disso que gostamos! ”, conta. 

O que temos garantido: adrenalina

Nossos pilotos estão levantando poeira no Oriente Médio. Haja resistência off-road para percorrer a mais longa prova de rali do mundo, em que cada movimento é cronometrado e um pneu furado pode significar a vantagem que o outro precisa para vencer.

Superar o quarteto russo que disputa o primeiro lugar certamente será uma das missões mais difíceis e, como em todo esporte, tudo pode acontecer! Mas se tem algo que é garantido é a adrenalina! 

A fase inicial é extremamente importante, porém a segunda (Estágio Especial) promete ainda mais emoção. Em meio a uma série de dunas, o caminho para a linha de chegada pode ser rapidamente anulado nas pistas ultra rápidas que escondem perigos e riscos de furos. 

E aí, quem você acha que vai cruzar a linha de chegada do Rally Dakar 2022 para ser o novo favorito, no lugar de Dmitry Sotnikov? Bom, nossos três líderes já estão no top 10! Fique de olho em nosso instagram e acompanhe as últimas notícias dessa emocionante disputa. 

Sem Comentários

Postar um Comentário