Topo

Jovem caminhoneiro: 4 dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez

A profissão de caminhoneiro não é somente aquela atividade familiar, que passa de pai para filho. Muita coisa mudou nos últimos anos. Segundo a pesquisa “O perfil do Caminhoneiro no Brasil”, realizada pela Childhood Brasil, os caminhoneiros estão mais jovens e mais escolarizados.

 

Pensando nisso, listamos quatro dicas para ajudar o jovem caminhoneiro a encarar os desafios da estrada. Confira agora:

 

1 – Não fique para trás na profissão

 

Procure cursos, aulas e leituras que perfeiçoem o seu conhecimento como motorista. Com o mundo cada vez mais tecnológico, é preciso saber como funciona o veículo que você irá operar. Fazer cursos de direção defensiva, logística e atendimento ao cliente também pode auxiliar você a conhecer mais sobre esse universo.

 

2 – Está cansado? Pare e durma

Mesmo com a Lei do Descanso, muitos motoristas não param a cada quatro horas ou 300 quilômetros para descansar. Alguns chegam a dirigir por mais de 15 horas sem parar. Preze pela sua saúde e segurança. O melhor rebite é o travesseiro. Dormir faz com que o caminhoneiro acorde mais disposto e cheio de energia.

 

3 – Dirija com paciência e cautela

 

Ver pelo vidro retrovisor um enorme caminhão pode amedrontar condutores de veículos leves – que, nas estradas, fogem e fazem manobras para sair de perto dos veículos de carga pesada. Preste atenção, mantenha a distância regular e respeite a sinalização e a velocidade da estrada, para não criar tumultos ou assustar quem dirige veículos leves.

 

4 – Tome cuidado dentro e fora da estrada

 

Ao parar em postos para abastecer, comer ou usar o banheiro, fale somente o necessário a desconhecidos sobre a sua carga, pertences pessoais e do próprio caminhão. Isso ajuda a evitar roubos e assaltos.

 

Está se sentindo mais preparado para pegar a estrada com essas dicas? Deixe o seu comentário!

Sem Comentários

Postar um Comentário