Topo

IVECO é campeã do Dakar 2023 e faz história nas dunas com o piloto Janus Van Kasteren jr.

Em um rali marcado por fortes desafios, equipes IVECO garantem dois lugares no pódio da corrida mais radical do mundo. O primeiro, com Janus Jr, e o terceiro, com Martin Van Den Brink.

Chegou ao fim o Dakar 2023. Foram duas semanas intensas, repletas de adrenalina, desafios e muita superação no rali mais desafiador da história da competição. Nossa equipe Boss Machinery Team de Rooy IVECO teve uma performance fantástica e foi a grande campeã da corrida, com o piloto Janus Van Kasteren, o co-piloto Darek Rodewald e o mecânico Marcel Snijders. 

Junto com eles, no pódio, está Martin Van Den Brink, da equipe Eurol Team de Rooy IVECO, em 3º lugar, seguido de Mitchel, que deu tudo de si e conseguiu o 2º lugar na 14ª etapa, terminando em 4º lugar na classificação geral. 

Quer saber tudo sobre as emoções que sacudiram a poeira na Arábia Saudita e protagonizaram essa edição da corrida mais radical do mundo? Respira fundo, pisa no acelerador e vem com a gente! 

Rally Dakar 2023: areias infinitas e muitos altos e baixos

Quem acompanhou o Dakar pôde conferir que as etapas foram marcadas por areias infinitas, em terrenos perigosos, e muitos altos e baixos. A competição teve início nas margens do Mar Vermelho e cruzou a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica. 

Ao longo dos 8.500 km percorridos, teve de tudo: prova pausada por conta de condições climáticas ruins, pneu furado, rotas cheias de pedras e cascalho, Martin Van den Brink e Mitchel presos em um rio, um acidente envolvendo o piloto Ales Loprais e um espectador, entre outros. 

Uma decepção grande logo no início do rali foi, sem dúvidas, a retirada de Vick Versteijnen, Teun van Dal e André van der Sande da competição, devido a problemas técnicos. Apesar de ser algo que chateou a equipe Eurol Team de Rooy IVECO, são coisas de Dakar, e a competição teve que seguir seu rumo.

Janus abre vantagem na liderança do Dakar 

Nas etapas finais, desde a última sexta-feira(13), a outra equipe do mesmo time já começava a chegar perto da vitória, quando Janus van Kasteren jr., Marcel Snijders e Darek Rodewald abriram vantagem na liderança da classificação. 

Iniciando a décima segunda etapa com uma vantagem mínima de apenas 1 minuto e 12 segundos na classificação geral, o time foi o quarto caminhão a iniciar a etapa especial de 185 quilômetros, em direção ao Empty Quarter, com suas planícies de areia quase infinitas e áreas de dunas. 

Na etapa, os concorrentes diretos foram alcançados e ultrapassados um a um. Tecnologia, navegação e condução, deu tudo certo. 

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Na segunda semana do rali, equipe de Janus teve desempenho fantástico e abriu vantagem 

“Um super dia e acho que demos um bom passo rumo ao primeiro lugar. Darek também foi muito importante. Você percebe que ele tem dezesseis anos de experiência e Marcel também. Uma grande equipe. Muito bom. É o nosso melhor dia de Dakar de sempre. Atravessamos as dunas a todo vapor.”, disse Janus jr. 

A equipe Eurol Team de Rooy IVECO, por outro lado, teve prejuízos na penúltima etapa do Rally Dakar, quando uma caixa de câmbio quebrada prejudicou Martin van den Brink. Após 60 quilômetros, ele ficou preso e não tínha mais marcha à ré. 

“Tivemos que reabastecer o óleo e os últimos 100 quilômetros rodamos sem marcha à ré. É claro que estamos desapontados por termos esse problema. No entanto, continuamos lutando e não desistimos. Não podemos ir a mais de 80 km por hora e ainda temos 500 quilômetros pela frente”, disse Martin logo após a décima terceira etapa.”

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Mesmo com contratempos na 13ª etapa, o veterano Martin garantiu o 3º lugar no pódio do Dakar. 

Já seu filho, Mitchel Van den Brink, terminou a 13ª etapa em sexto e foi para o último dia defendendo o quarto lugar. Nesta etapa, o tcheco Martin Macik foi quem venceu a especial. Janus van Kasteren ficou preso por um breve momento, mas, graças aos macacos hidráulicos de seu IVECO Powerstar, ele se libertou rapidamente. Desta forma, o piloto fechou a especial da penúltima etapa em segundo lugar, com 3m25s, mas ainda assim pôde ir relaxado para a grande final. 

A vitória de Janus Van Kasteren jr 

Se no início do Dakar, em 31 de dezembro, eram 55 caminhões, e na final restavam apenas 15, na classificação geral, dá para se ter uma ideia do quanto esta edição do rali não foi nada fácil, não é? Pelo contrário, dificuldade era a regra máxima da corrida! 

E Janus Van Kasteren, sem dúvidas, era um dos favoritos para subir ao pódio no evento deste ano. Isso porque, em 2022, foi notável todo seu esforço para ser o primeiro caminhão não Kamaz a conquistar o Dakar. 


Após 8.549 km de um grande rali, equipe Boss Machinery Team de Rooy IVECO comemora o título. 


Com grande vantagem na classificação geral, Janus jr. não precisou ir ao limite na última etapa. A etapa especial de 138 quilômetros passou pela praia ao longo do Golfo Pérsico ao norte de Dammam e, junto com Marcel e Darek, o holandês terminou a prova em seu IVECO Powerstar sem problemas.

Com um delta de apenas 6 minutos e 1 segundo, eles marcaram o sétimo melhor tempo na 14ª etapa. Desta forma, a diferença que tinha para Martin Macík foi bem administrada e Janus se consagrou campeão do Rali Dakar 2023.

Para Janus jr. e Marcel Snijders, a conquista representa a primeira vitória em um rali Dakar. Já para o mecânico Darek Rodewald, é o terceiro título, pois em 2012 e 2016 ele venceu a corrida ao lado de Gerard de Rooy.

No pódio, nosso campeão foi seguido pelo piloto veterano e uma lenda do Dakar, Martin Van Den Brink, que terminou em terceiro. Seu filho e companheiro de equipe, Mitchel Van Den Brink, fez uma corrida impressionante, conquistando vários segundos lugares e se tornando o mais jovem vencedor com o primeiro lugar na Etapa 6, fechando a competição com uma quarta colocação.


Janus Van Kasteren é o grande campeão do Rally Dakar 2023 


Missão cumprida nas dunas: Martin Van Den Brink, lenda do Dakar, celebra o 3º lugar

O Dakar 2023 já vai deixando saudades e uma coisa é certa: nossas duas equipes mandaram muito bem, provando que a Arábia Saudita não é muita areia para o caminhão IVECO Powerstar. rsrs Fica aqui o nosso parabéns aos times e um super agradecimento a todos vocês, que acompanharam essa aventura e torceram junto com a gente! 

Clique aqui e assista!

COLOCAÇÕES GERAIS – DAKAR 2023

Janus van Kasteren jr – 1º
Martin van den Brink – 3º
Mitchel van den Brink – 4º

EUROL TEAM DE ROOY IVECO

#511- Mitchel van den Brink, Moises Torrallardona, Jarno Van De Pol
# 506 – Martin van den Brink, Rijk Mouw, Erik Kofman.

BOSS MACHINERY TEAM DE ROOY IVECO

# 502 – Janus van Kasteren jr, Marcel Snijders, Darek Rodewald.
#504 – Vick Versteijnen, Teun Van Dal, Andreas Van Der Sande.

E agora, qual será a próxima adrenalina em que a IVECO irá se meter? ?? Suspeito que é a final da Gincana do Caminhoneiro, hein! Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nada! 

2 Comentários
  • Valmir Humenhuk

    A competição é um show, pena que não temos como assistir. Nenhuma TV dá prioridade a esse Supet Evento.

    26/01/2023 no 12:21 am Responder
    • Iveco Brasil

      Oi, Valmir! Tudo bem? Nesse ano a ESPN foi o canal para exibição oficial no Brasil e também tivemos a transmissão da Band. Confira a cobertura que fizemos nas redes sociais. Os perfis oficiais do Rally também trouxeram bastante conteúdo. Um abraço!

      30/01/2023 no 7:05 pm Responder

Postar um Comentário