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Importância sobre a calibragem ideal do pneu do seu caminhão

Importância sobre a calibragem ideal do pneu do seu caminhão

Estradeiro que é estradeiro sabe tudo sobre a importância do pneu do caminhão. Até porque, atualmente eles deixaram de ser um mero coadjuvante e se transformaram em um produto de alta tecnologia.  Mas se o condutor se esquecer de alguns itens, como por exemplo, a calibragem, todo esse avanço tecnológico pode ser esquecido.

A pressão do ar é um dos cuidados mais importantes para garantir a vida longa ao pneu e, claro, evitar acidentes. De acordo com estatísticas, a maioria dos acidentes graves que acontecem nas estradas é causado por calibragem incorreta dos pneus. Muitos estradeiros se esquecem e acabam rodando com os pneus descalibrados. Além de prejudicar a dirigibilidade, a calibragem incorreta aumenta o consumo de combustível e diminui a vida útil do pneu.

Para evitar esse tipo de desgastes, o motorista deve ficar atento. A pressão do pneu deve ser usada de acordo com a recomendação do fabricante, já que eles não são totalmente vedados e com o tempo eles vão perdendo a pressão. Se a calibragem não for feita, o pneu irá ficar deformado, esquentar muito e se desgastar rapidamente.

Importância sobre a calibragem ideal do pneu do seu caminhão

Iveco Brasil
2 Comentários
  • Edgard Cruz

    Tenho uma Daily 70 C 17 e o manual Iveco recomenda 65 libras nos dianteiros e 75 libras nos traseiros.
    O fabricante do pneu recomenda 100 libras em todos.
    Quem está certo?

  • Blog Iveco

    Olá Edgard!
    A indicação no nosso manual está correta, para melhor aproveitamento (conforto e segurança) e vida dos pneus, devemos calibrar os pneus de acordo com a carga e velocidade.
    Como utilizamos pneus de fornecedores diferentes, podem ocorrer pequenas alterações entre suas especificações. Dessa maneira, não conseguimos colocar um valor para cada fabricante no manual, então utilizamos como padrão os dados da ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros).
    O Daily 70C possui a seguinte distribuição de carga:
    – Eixo Dianteiro : 2.200 Kg ( utilizamos a pressão mínima 65 PSI, que mesmo assim atende ao carregamento, pois temos dois pneus com capacidade de 1.205 kg/pneu, totalizando 2.410 kg/eixo.)
    – Eixo Traseiro : 5.000 Kg ( utilizamos a pressão de 75 PSI, que se adequa á carga do eixo, pois temos quatro pneus com capacidade de 1.270 kg/pneu, totalizando 5.080 kg/eixo.)
    Esperamos tê-lo ajudado com a sua dúvida. Qualquer coisa que precisar, conte conosco!

    Abraços,

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