Topo
Revogada a isenção da cobrança de pedágio de eixo suspenso no Paraná

Greve dos caminhoneiros

Olá! Nesta coluna irei abordar um assunto que movimentou não só o setor, mas o país em geral: a tão anunciada greve dos motoristas profissionais. Com a atual realidade, onde a internet se torna uma ferramenta de divulgação, a paralisação teve dia marcado, porém não ocorreu como o esperado. Sem a ajuda de toda a classe e com o enfraquecimento provocado pelas sucessivas ameaças do governo em dar multas, ela não vingou.

Mas, se a proposta seria chamar a atenção de todos, ela de fato conseguiu. O descontentamento da classe repercutiu não só entre os brasileiros, mas no mundo todo. Alguns pessimistas estão levantando a bandeira de que, se essa paralisação não desse resultado, a classe nunca mais resolveria seus problemas.

Mas será que toda essa ação está correta? Dizem que estava chegando uma nova oportunidade do caminhoneiro mudar a história do país, porém acredito que essa mudança acontece no dia a dia, com o aumento da responsabilidade, conscientização, valorização da segurança e postura cada vez mais profissional. Fechar rodovias não é a solução, justamente porque já tivemos experiências anteriores mostrando que a sociedade, que já não tem uma visão benéfica do caminhoneiro, repudiou a atitude, pois ela prejudicou o seu direito de ir e vir. E boa parte dos motoristas que ficam no meio do protesto, não quer estar ali: são obrigados.

Muitos ainda comentam que a classe não tem força. Isso não é verdade, tem sim! Basta observar que toda essa movimentação na internet chamou a atenção de muitos, o que ela não tem é foco e união. Muitos especialistas e envolvidos nos meios de comunicação comentaram que o foco da greve já começou fracassado, pois, como o caminhoneiro quer negociar valores de fretes, pedágio e combustível no mesmo governo que ele quer derrubar?
No entanto, eu, sempre otimista, acredito que dias melhores virão, mas não será desse jeito, se boa parte dos profissionais começar a se preocupar com sua própria postura nas pequenas e grandes atitudes ao longo do dia, reverteremos essa realidade e evitaremos assim ser criticado pela sociedade e, infelizmente, de modo generalizado.

Força e consciência meus amigos caminhoneiros. Até a próxima.

Wagner Araújo Wagner Araújo – Carreteiro e responsável pelo blog Wagner Caminhões http://wagnercaminhoes.blogspot.com.br/

 

Sem Comentários

Postar um Comentário