Topo

Frete deve ter reajuste de 14% em 2014

As empresas de transporte deverão reajustar o valor do frete de cargas fracionadas em aproximadamente 14% neste ano. Segundo o Departamento de Custos Operacionais, estudos técnicos e econômicos da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística) apontam que somente os custos operacionais do setor tiveram alta acumulada de 7,85% nos últimos 12 meses.

Além disso, o frete, segundo a entidade, está defasado em 5,87%. O número correspondente à diferença entre o frete praticado e o custo necessário para remunerar a atividade decorre do fato de as empresas terem tido dificuldade em renegociar contratos com clientes em 2013 devido à diminuição no ritmo da atividade econômica.

Conforme a NTC&Logística, o principal vilão no aumento das despesas foi o óleo diesel, que acumulou alta de 17,2% no ano passado. Outros insumos que impactaram foram salários de motoristas e ajudantes, que elevaram aproximadamente 10% e pneus, que ficaram 12,7% mais caros.

Outro agravante para o setor são os gargalos da infraestrutura, que reduzem a produtividade. Entre as dificuldades apontadas pelos empresários estão as restrições à circulação em centros urbanos; barreiras fiscais; ineficiência nos terminais dos embarcadores; escassez de mão de obra qualificada; e rodovias mal conservadas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Sem Comentários

Postar um Comentário