Topo
Exame toxicológico ainda não é obrigatório

Exame toxicológico ainda não é obrigatório

Diferente do que se esperava, o exame toxicológico para caminhoneiros e motoristas de veículos pesados foi adiado mais uma vez. Prevista para ser colocada em prática em janeiro de 2014, a medida acaba de sofrer o quarto adiamento. Devido ao atraso, os motoristas que desejam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E não precisam se submeter ao teste até o final de 2015.

Futuramente, os testes deverão ser feitos no momento da expedição da carteira de motorista e a cada cinco anos, quando ocorrer a renovação. De acordo com o Contran, a coleta de fios de cabelo, pelos ou unha já podem identificar se o motorista usou drogas nos três meses anteriores ao exame.

Após receber o resultado, uma clínica credenciada pelo Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, será emitido um laudo médico de aptidão do motorista. No documento estará documentada qual substância o motorista utilizou. De acordo com o Denatran, os próximos meses serão de estudos em conjunto com o Ministério da Saúde, onde serão definidos os requisitos que serão exigidos para os laboratórios que irão realizar os exames.

Sem Comentários

Postar um Comentário