Topo

Como não prejudicar a coluna em grandes viagens

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou que grande parte dos caminhoneiros não está levando sua saúde a sério, principalmente, quando se trata da coluna. Os dados mostram que 16% dos entrevistados já realizaram tratamento para dores nas costas enquanto 11% já apresentaram problemas focados na coluna.
Mas o que é possível fazer considerando que são muitas horas atrás do volante? Separamos algumas dicas que são fáceis de ser incorporadas em sua rotina e podem ajudar a proteger esse órgão tão importante!

Cuidado com a postura

Pode parecer bobagem, mas fique atento ao modo como você se senta atrás do volante. A má postura é a principal causa dos problemas na coluna. Assim, de tempos em tempos, verifique se você está se sentando corretamente com as costas encostadas no banco, sem estar muito deitado ou inclinado para a frente.
É interessante averiguar se suas pernas também estão com espaço e bem alinhadas ao corpo para não prejudicar a posição.

Faça alongamentos

Antes de dar início à viagem, lembre-se de fazer uma série de pequenos alongamentos para evitar a tensão nos músculos e na região, além de evitar dores. Mas um alerta: nada de ficar fazendo sem orientação profissional e qualquer modalidade! Até os alongamentos precisam do acompanhamento de um educador físico para que uma série seja criada para você.

Pratique exercícios

Sim, nada de ter uma vida sedentária! A atividade física ajuda a fortalecer e, consequentemente, prevenir lesões. Seja uma leve caminhada ou corrida, não deixe de incluir uma modalidade em seu dia a dia. Não se esqueça de fazer uma avaliação e, também, procurar um profissional para auxiliá-lo antes de iniciar as atividades.

Evite carregar grandes pesos

Estradeiros levam grandes cargas, não é mesmo? Mas não devem, em nenhuma hipótese, ficar sobrecarregando a coluna ao sustentar um volume enorme. Peça sempre o auxílio de alguém ou lembre-se de flexionar os joelhos, manter as costas retas ao suspender algo muito pesado.

Acreditamos que essas dicas serão valiosas para todos os caminhoneiros de plantão! Se você não quiser perder mais nenhuma novidade, assine nossa newsletter!

Sem Comentários

Postar um Comentário