Topo

Como driblar o sono na estrada

Sono: um dos grandes vilões dos caminhoneiros! Muitos acidentes e problemas nas vias são ocasionados por cansaço ou sonolência no volante. De acordo com o Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), esses fatores são responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito brasileiros.

Mas como ficar desperto durante as longas horas nas estradas? Separamos algumas dicas simples de ser incorporadas no cotidiano e prometem ser grandes aliadas!

Tenha uma boa noite de sono

Pode parecer bobo, mas nunca pegue estrada depois de uma noite maldormida! São necessárias 8 horas no mínimo para que o organismo se sinta descansado e disposto, além de deixar seu cérebro alerta.

Além disso, a falta de sono pode deixar o motorista nervoso e ansioso, sendo um fator perigoso quando o assunto é carro + autopistas.

Não “mascare” o sono

Existem inúmeras soluções que prometem espantar o sono como o café, energético e até misturas duvidosas. Mas fica um alerta: essas substâncias não despertam a pessoa por completo e não levam a sonolência embora.

Ou seja, você se sentirá cansado da mesma forma, estará vulnerável e correndo riscos.

Programe pausas durante o trajeto

Se a viagem for muito longa, planeje algumas paradas durante o trajeto. Essas pequenas pausas são essenciais para manter a energia. O ideal é fazer um repouso a cada duas horas atrás do volante.

Mas, caso você esteja sentindo seu corpo muito pesado, não hesite em parar em um local próximo e retomar a viagem apenas no dia seguinte.

Evite dirigir à noite

Se possível, evite dirigir de noite, de madrugada e logo após o almoço. Esses são os três horários em que o corpo tem uma baixa na temperatura e o organismo fica mais lento. Assim, a pessoa fica com muito sono e desatenta.

Prefira os horários logo pela manhã ou do meio para o fim da tarde.

Não faça longas jornadas e pegue estrada

Pesquisas já apontam que, após uma jornada de 9 horas de trabalho, a pessoa não está mais apta para dirigir e que seus sentidos já não são mais confiáveis. Assim, depois de longas jornadas, o ideal é adiar a viagem para o próximo dia.

A segurança deve ser o item número um na lista de qualquer estradeiro! Por isso, certifique-se de que você se sente bem, descansado e disposto para pegar uma longa estrada. Lembre-se: quando você causa um acidente, não é só sua vida que está em risco!

Achou o tema interessante? Comente abaixo sua opinião sobre o texto e, se souber de alguma outra dica, compartilhe!

Sem Comentários

Postar um Comentário