Top

5 dicas práticas de manutenção de sua frota

5 dicas práticas de manutenção de sua frota

O tempo passa, as coisas mudam e a tecnologia automotiva é cada vez mais avançada. Mas, mesmo com todas as novidades de mercado e recursos para aumentar a vida útil do seu veículo, ainda não inventaram nenhum automóvel à prova de falhas ou da ação do tempo. Por isso, as manutenções são tão importantes.

Abaixo, listamos 5 dicas que vão te auxiliar a manter sua frota em dia, sem dores de cabeça:

1.Óleo e filtros

Prestar atenção no nível do óleo no motor é essencial para que ele funcione bem. Vale lembrar que o ideal é trocar o óleo conforme indicado no manual do veículo.

Não se esqueça também de verificar periodicamente o filtro de ar e, se ele estiver sujo, deve ser substituído para não aumentar o consumo de combustível e assim, aumentar também o custo por quilômetro rodado impactando no seu custo operacional.

Observação: substituir os demais fluídos do automóvel periodicamente, como o fluido de direção e o fluido de freio é extremamente importante – verifique sempre a recomendação do manual de manutenção do seu veículo.

(Saiba mais sobre a importância da troca de óleo).

2.Água do radiador

Essa manutenção semanal é bem simples. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água precisa estar entre os níveis mínimo e máximo, indicados no reservatório. Só é necessário completar o nível se este estiver abaixo do mínimo, o que pode ocorrer em caso de vazamento, caso contrário nunca se deve completar o nível e sim somente quando indicado no manual de manutenção do veículo. Ao fazer a correção do volume, nunca faça somente com água, pois é necessário a composição correta com o líquido aditivo do radiador que ajuda na eficiência de troca de calor. Caso perceba que o nível esteja abaixo do mínimo, procure um profissional para evitar maiores problemas.

3. Atenção aos pneus

Não apenas a seu estágio de desgaste, mas também à calibragem deles. Calibre os pneus a cada duas semanas, em média, e sempre use rodas no tamanho certo para cada veículo. Isso é importante para garantir mais aderência, eficiência ao frear e contribuir para um consumo de combustível mais eficiente e assim diminuir seu custo operacional.

Observação: faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento conforme indicado no manual de manutenção do seu veículo. Dessa forma, a vida útil dos pneus será maior.

4. Freios e suspensão

Manter os freios em dia é fundamental para garantir a sua segurança. Fique atento à espessura das pastilhas/lonas e, a qualquer sinal de que a frenagem estiver insatisfatória, procure um especialista.

(Leia aqui: Como diminuir o desgaste dos freios).**

5. Bateria

Verifique se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos. Além disso, tenha atenção e não deixe faróis acesos ou rádio ligado para não gastar bateria em vão.

É importante estar sempre atento ao seu veículo. Muitas vezes, ele dá alguns sinais se as coisas não estão tão bem como deveriam. E, se tiver mais alguma dica sobre manutenção, deixe pra gente nos comentários.

Se você trabalha no segmento do transporte de passageiros, e quer mais dicas para manutenção da sua frota, baixe o aplicativo Frota+. Com ele você poderá fazer a gestão da manutenção do seu veículo e ainda fazer o controle dos custos envolvidos. Ele já está disponível para Android, com download na loja Google Play.

Iveco Brasil