Topo

Identificando o estado dos pneus do seu caminhão

A sua segurança e a de seu bruto estão em risco, o motivo: o desgaste dos pneus. Pode parecer um exagero, mas muitos caminhoneiros deixam passar “sinais” de alerta dados pelos pneus e acabam ocasionando acidentes nas vias.

Para garantir que você tenha uma boa viagem, separamos algumas dicas para você identificar que está na hora de trocá-los.

Desgaste da borrachas

Como todos sabem, com o passar do tempo, a borracha que reveste os pneus vai se desgastando e perdendo sua aderência, o que gera situações de riscos para o motorista.

Há uma dica para você averiguar essa situação: as barras de desgastes. Elas consistem em pequenas linhas de borracha que ficam entre as ranhuras do pneu. Quando elas ficarem niveladas é uma indicação de que é hora de substituí-lo.

Prazo de validade

Não é à toa que há uma data de validade nos pneus! Como todo produto, há uma orientação para o período de uso e, no caso deles, normalmente, é cinco anos após sua fabricação. Após esse período o material começa a se deteriorar.

Por isso, nada de usá-los fora da validade!

Repare as ranhuras

As ranhuras são aquelas linhas desenhadas nos pneus e ajudam na aderência com a pista. Toda vez que ele roda, há um pequeno desgaste e elas vão sumindo. Quando você notar que não há mais linhas, é sinal para trocá-los imediatamente!

Formato irregular e formato de cor

Caso repare que há uma alteração, uma deformidade no seu pneu, é recomendado ir ao mecânico. Ela pode indicar bolhas de ar, vazamentos e até furos na borracha que precisam ser reparados.
Outro ponto de atenção, é quando eles ficam muito claros. Isso pode ser um sinal de alteração do material até por fatores externos e pode prejudicar o funcionamento do pneu.

Fazer um check-list completo e dar uma atenção especial aos pneus é essencial! Lembre-se dessas dicas antes de colocar o bruto na estrada e garanta uma viagem segura.

Gostou dessas dicas? Tem alguma que aprendeu com seu pai, seu avô para passar para a gente? Comente aqui embaixo!

 

Sem Comentários

Postar um Comentário