Topo

Dirigir com chuva? Veja alguns cuidados para viajar com segurança

Dirigir com chuva? Veja alguns cuidados para viajar com segurança

Quando se fala em chuva e direção, já vem logo aquele pensamento sinalizando “perigo dobrado”. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), o número de colisões aumenta em 30% no período de chuva e, por isso, nessa época do ano é essencial que os motoristas tomem cuidado e dirijam com mais atenção, evitando acidentes.

Veja algumas dicas de como agir em dias de chuva:

Diminua a velocidade em pista molhada

É que o asfalto, quando molhado, dificulta a aderência do pneu a sua superfície. Mesmo que o pneu do seu bruto possua tecnologia para lidar com água, é melhor não abusar, né?

Abaixe as lanternas e os faróis

E os mantenha baixos! Em dias de chuva, a visibilidade tende a diminuir. Por isso, é importante manter os faróis e as lanternas acesos até durante o dia. Mas lembre-se: farol alto quando não se deve, prejudica os outros motoristas e pode até causar acidente também, ok?

Mantenha distância

Com a chuva, as pistas perdem um pouco a aderência e, assim, aumenta a necessidade de frenagem. Se você estiver muito próximo ao veículo da frente e ele precisar frear, por exemplo, já era: é batida na certa. Então, mantenha distância!

Atravessar trechos alagados pode?

Até pode, mas antes, verifique a altura da água. Se ela não passar da metade da roda do caminhão, é seguro atravessar. Agora, se ela tampar toda a roda, há um sério risco de afogamento do motor ou até o perigo de ficar preso em algum buraco ou desnível da pista. Tenha cuidado!

Segura esse volante!

Mantenha as mãos no volante todo o tempo e, se houver aquaplanagem, diminua a velocidade e mantenha a direção reta.

Esqueça as manobras arriscadas

Elas não devem ser feitas nem em dias de sol, imagina com chuva? Frear bruscamente, fazer ultrapassagens e manobras arriscadas em pista molhada aumenta os riscos e você pode até perder o controle do seu bruto. Por tanto, nada de pressa!

Gostou das dicas? Tem mais alguma medida essencial para evitar acidentes em dias de chuva? Conta pra gente nos comentários. E boa viagem!

 

Iveco Brasil