Topo

Faça uma Páscoa sustentável

Até mesmo em comemorações como a Páscoa é possível ter hábitos sustentáveis, que valorizam e respeitam o meio ambiente. Evitar desperdícios, consumo excessivo, fazer uma alimentação saudável e reciclar são, sem dúvida, parte deles. Veja algumas dicas para ter uma Páscoa sustentável e pratique essas ideias.

Prefira chocolates orgânicos
Os chocolates considerados orgânicos são melhores opções nesta Páscoa. O porquê?
Os orgânicos são cultivados por meio de sistemas de produção com o objetivo de proteger o meio ambiente, aumentar os benefícios sociais, diminuir a dependência de energia não renovável, além de otimizar os recursos socioeconômicos e naturais disponíveis. Logo, este alimento, além de não conter agrotóxicos, envolve vários outros fatores ligados a uma alimentação natural e saudável.

Não coma com os olhos
A venda de chocolates é altíssima nesta época. Evite consumir excessivamente. Compre e presenteie de forma responsável. Pesquise bem os preços. Geralmente compensa mais comprar uma barra de chocolate do que um ovo de Páscoa.

Faça brincadeiras ao ar livre
Para o domingo, pense em quais prazeres você pode construir junto à família. Inclua a participação dos filhos com a prática de brincadeiras ao ar livre. Experimente!

Além da tradicional brincadeira de procurar os ovos escondidos pelo coelhinho, que tal brincar de corrida do ovo no quintal de casa ou no playground? Nessa brincadeira, as crianças deverão levar ovos cozidos em uma colher de um lado a outro sem deixar que eles caiam. Ganha quem chegar primeiro e sem derrubar o ovo.

Outra brincadeira: coelhinho sai da toca. Nessa, as crianças são divididas em grupos de três e formam um grande círculo. De cada três, dois ficam na frente um do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel de um coelho dentro da toca. No centro do círculo ficará uma única criança, que será um coelho solitário. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!”. Nessa hora, todos os coelhinhos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo, também. E todos procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.

Faça uma ceia saudável
Aproveite a data e mude seu cardápio, dando preferência a receitas saudáveis e com alimentos orgânicos.

Crie os próprios presentes a partir da reciclagem
Use a criatividade para transformar coisas que não usa em opções de lembranças, no domingo de páscoa. Assim você reutiliza um material e ainda evita o consumo.

Fonte: Portal EcoD

Sem Comentários

Postar um Comentário