Topo

5 atitudes que ajudam a prevenir acidentes nas estradas

Dirigir por horas a fio, muitas vezes em estradas que não possuem a infraestrutura necessária para garantir a segurança dos motoristas, exige muito cuidado de quem está atrás do volante. Acabamos passando por inúmeros acidentes e pode acontecer de nos envolvemos em algum. Mas existem pequenas atitudes que nos ajudam a evitar esses problemas. Abaixo listamos cinco ações que o motorista pode fazer para prevenir acidentes.

1) Esteja atento

Estar atento é uma prioridade para qualquer motorista prudente. Você deve, sempre que possível, observar os sinais que o condutor à sua frente está passando. Se ele está dirigindo de forma segura, se está sinalizando suas ultrapassagens e conversões, etc. Procure também ver além do veículo da frente, tentando identificar possíveis situações que possam exigir manobras bruscas e inesperadas. Manter uma distância segura também lhe permite responder da melhor forma possível.

2) Sinalize suas intenções

Assim como você tenta se guiar observando os veículos ao seu redor, os outros motoristas também estão atentos às suas manobras. Antes de realizar a ação desejada, procure planejar com antecedência o trajeto que pretende tomar e o tempo que a manobra irá necessitar, sinalizando suas intenções. Dessa forma, os demais motoristas ao seu redor também podem planejar suas atitudes, evitando ser surpreendidos com manobras bruscas. A seta de sinalização deve ser usada sempre, para apontar mudanças de faixa e ultrapassagens.

3) Evite ultrapassagens perigosas

É comum que a pressa ou o excesso de confiança nos faça cogitar ultrapassagens em situações de pouca segurança. Se estiver com pouca visibilidade, em uma curva perigosa ou onde a sinalização proíba a ultrapassagem por algum motivo, é melhor esperar por um momento mais seguro. Lembre-se: não é só a sua vida que está em risco, mas a de outras pessoas também! Quando estiver em um local que permita a ultrapassagem com segurança, siga as ações do item anterior, mantenha-se atento e realize a manobra com calma.

4) Com chuva, triplique a atenção

Em situações de chuva, além da visibilidade ficar comprometida, a água que se acumula na via também oferece um risco extra aos motoristas. Dirija com uma velocidade moderada e com uma marcha reduzida, para que o motor trabalhe com uma rotação mais baixa. Procure dirigir próximo à faixa central, pois a água costuma se acumular nas laterais da via e causar aquaplanagens. Outra atitude importante nessa situação é aumentar a distância de segurança do veículo à frente. Dessa forma, você terá mais tempo para reagir caso aconteça algo.

5) Cuidado com o farol alto

Nas viagens durante a noite, é comum que um ou outro farol alto ofusque a visão por alguns momentos. Caso isso aconteça, mantenha a calma e procure se guiar pela faixa branca que delimita a rodovia à sua direita. O reflexo do seu farol na tinta branca irá amenizar o fechamento da pupila e você conseguirá manter a trajetória da rodovia.

Você conhece outras atitudes que acha importante compartilhar com outros motoristas? Deixe seu comentário abaixo e ajude a tornar as estradas mais seguras.

Ref.:

http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=343

http://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/nove-dicas-para-evitar-acidentes-no-transito/

Sem Comentários

Postar um Comentário