Topo

Viagem pela BR-116: Paraíba, Pernambuco e Bahia

Viagem pela BR-116: Paraíba, Pernambuco e Bahia

Na semana passada, conhecemos o percurso da BR-116 no estado do Ceará. Seguindo viagem, conheça um pouco mais sobre os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia e as cidades que são cruzadas por essa importante rodovia brasileira.

PARAÍBA

A BR-116 passa pelo estado da Paraíba, na zona rural de Cachoeira dos Índios, município de belezas naturais e povo hospitaleiro.

PERNAMBUCO

Em Pernambuco, essa rodovia cruza os municípios de Salgueiro e Cabrobó. Conheça um pouco mais do turismo dessas cidades:

Salgueiro
Salgueiro é o principal pólo do Sertão Central e oferece atrativos culturais e naturais. Ao passar pela cidade, visite a feira livre realizada aos sábados e assista às manifestações de cultura indígena, católica ou às remanescentes dos quilombolas que existiam na região.
Se a passagem pela cidade for durante o mês de junho, aproveite para desfrutar as músicas e quadrilhas típicas do município, que homenageiam Santo Antônio e São João.
Esse município também abriga tesouros históricos, como as inscrições rupestres em alguns sítios.

Cabrobó
Cabrobó originou-se de uma fazenda cercada por aldeamentos indígenas e fica no sertão, às margens do rio São Francisco.

BAHIA

Na Bahia, a BR-116 atende 22 municípios. Recheados de pontos turísticos e belezas naturais, a região oferece muitos atrativos para os turistas e viajantes.

Abaré
Primitivamente habitada por indígenas, a cidade de Abaré é conhecida por seus passeios de barco pelo Rio São Francisco e a praia do Porto, que abriga um grande cruzeiro com base de alvenaria e cruz de madeira com cerca de três metros de altura. O artesanato, o folclore, e a gastronomia também são atrativos da cidade.

Macururé
Localizado no nordeste semi-árido da Bahia, o município de Macucuré viu sua população aumentar após a construção da BR-166, em 1942. Possui belezas naturais ideais para a prática do turismo ecológico, como a Pedra do Bango-Bango, a Pedra da Onça, os Caldeirões do São Francisco e a Pedra do Letreiro.

Canudos
A atual cidade de Canudos é a terceira a existir na região. Nascida após a destruição de Belo Monte durante a Guerra de Canudos e a construção de uma barragem que inundou a segunda cidade, atualmente, seus principais pontos turísticos são o Parque Estadual de Canudos, que preserva locais onde ocorreram as batalhas da Guerra de Canudos, dentre eles o Alto do Mário, o Alto da Favela e a sede da Fazenda Velha, o Instituto Popular Memorial de Canudos, que conserva o Cruzeiro de Antônio Conselheiro atravessado por balas durante a guerra, uma pequena biblioteca sobre a guerra de Canudos, além do Memorial Antônio Conselheiro, que guarda peças arqueológicas da região, roupas e máscaras usadas na produção do filme “A Guerra de Canudos” de Sérgio Rezende.

Feira de Santana
Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa do estado e a maior cidade do interior nordestino. Originada de uma fazenda de paróquia de São José das Itapororocas, o município é rico em pontos turísticos, com monumentos, feiras, museus e o primeiro planetário a ser instalado na América do Sul. As festas populares como a de Senhora Sant’Ana, na segunda quinzena de julho, e a Micareta, conhecida como Carnaval fora de época, fazem da cidade parada obrigatória para os turistas mais animados.

Jequié
Jequié entrou para a história da Bahia de um jeito inusitado. Em 1911, o então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Aurélio Rodrigues Viana, decretou a mudança da capital de Salvador para Jequié. O ato jamais se constituiu, mas resultou na sua renúncia ao cargo.
Entre os pontos turísticos da cidade estão o Museu Regional de Jequié, a Casa de Cultura Pacifico Ribeiro, a Catedral de Santo Antônio, a Biblioteca Municipal Newton Pinto de Araújo, e as belezas naturais da Cachoeira do Rio das Pedras e da Prainha.

Vitória da Conquista
Inicialmente habitado por povos indígenas, a região em que se localiza o município de Vitória da Conquista hoje conta com cerca de 310.129 habitantes. Como atrações turísticas, a cidade oferece diversos monumentos históricos, museus e belas paisagens como a reserva florestal Poço Escuro e a Serra do Piripiri, com trilhas e vasta fauna e flora.

Veja também quais concessionárias da Rede Iveco você encontra nessa rota!

Na próxima semana, viajamos pela BR-116 passando por Minas Gerais. Esteve em algum desses lugares e quer enviar uma sugestão de lazer e turismo? Deixe o seu comentário!

Fonte: Cachoeiradosindios.pb.gov.br/ Salgueiro.pe.gov.br / Feiradesantana.ba.gov.br/

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário