Topo

Via Anchieta terá atendimento gratuito para caminhoneiros

Os caminhoneiros que passarem pelo km 40 da Via Anchieta amanhã, dia 15, serão convidados a tirar alguns minutos do seu dia para cuidar da saúde e qualidade de vida. No local onde está instalada a área de descanso para caminhoneiros da Ecovias, o projeto Biovia – realizado pela concessionária em parceria com a Universidade Metodista – irá oferecer exames e orientações para os motoristas.

Inaugurado no segundo semestre de 2011, o Biovia oferece ao caminhoneiro uma estrutura completa de consultório odontológico e salas para atendimento, diagnóstico e tratamento em diversas especialidades da saúde.

As atividades dessa quinta-feira serão realizadas por alunos e professores dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Psicologia e Teologia e ocorrerão nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e tarde (12h30 às 16h30).

Entre as ações previstas, estão aferição de pressão arterial, orientação sobre uso racional de medicamentos, exames de glicemia, dicas para uma alimentação saudável e atendimento psicológico.

Biovia em números    
Somente nos últimos dois anos, 973 caminhoneiros foram atendidos e 1968 procedimentos técnicos da área de saúde foram realizados. Nos exames realizados, foi constatado que 23% dos motoristas têm hipertensão arterial e 29% apresentam glicemia acima do ideal. O excesso de peso também é bastante presente nesse grupo. Dos caminhoneiros avaliados, 37% têm pré-obesidade e 45% já são obesos. Outro problema comum é a saúde bucal — 68% precisaram de algum tratamento dentário.

Nos atendimentos psicológicos, os maiores problemas relatados foram solidão, depressão, medo da violência, conflitos familiares devido à profissão, em função da ausência e distância do profissional de sua residência, além da falta de união da classe trabalhista. Uso de medicamentos e drogas ilícitas para manterem-se acordados, dificuldade para se alimentar e dormir também foram abordados.

O projeto
Existente desde 2011, o Biovia atende caminhoneiros que trafegam pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, visando a redução de acidentes e conscientização sobre cuidados com a saúde. O público selecionado foi escolhido por meio de pesquisas que indicaram sua criticidade pelas poucas horas de sono e pelo pouco tempo dedicado ao cuidado com a saúde.  Todos os atendimentos são gratuitos.

Fonte: Diário do Litoral

Sem Comentários

Postar um Comentário