Topo

Veja os cuidados especiais para o ar-condicionado no calor

Veja os cuidados especiais para o ar-condicionado no calor

No verão, o uso do ar-condicionado e do climatizador é constante durante as viagens de caminhão. Mas é importante manter alguns cuidados para a segurança e o melhor funcionamento desses equipamentos. Sem a manutenção necessária, podem surgir problemas oriundos de mal funcionamento.

No dia a dia, o caminhoneiro pode tomar algumas precauções para prolongar a vida desses aparelhos e ainda manter a cabine refrigerada. Veja:

  • Desligue o ar-condicionado ou o climatizador antes de dar a partida no veículo, assim evita dano das peças elétricas;
  • Evite abrir os vidros e as portas com o equipamento ligado. Isso manterá o compressor funcionando de forma mais constante e estável;
  • Abra os vidros do veículo antes de ligar o ar-condicionado ou o climatizador para que o ar quente seja substituído por um ar mais fresco.
  • Se perceber algum defeito, desligue o equipamento e leve a uma concessionária autorizada o quanto antes para verificação.

Para manter sempre o bom funcionamento destes equipamentos, substitua o filtro de ar da cabine a cada revisão ou antes caso você trafegue muito por estradas de chão.  O ideal é que seja um filtro genuíno recomendado pelo fabricante. É bom lembrar que utilizar o ar-condicionado ou o climatizador com defeito pode danificar as demais peças e encarecer o concerto.

Descubra como prolongar a vida útil do seu ar condicionado e climatizador

Fonte: Portal Terra

Rede Comunicação
1 Comment
  • UBIRATAN DOS SANTOS

    Convém lembrar que o sistema de ar condicionado é hoje, um item de segurança, principalmente nas grandes cidades. Onde andar com os vidros abertos é risco de ser assaltado. O sistema de ar condicionado representa um peso muito grande na hora da revenda do veículo, logo, mantenha sempre o sistema condicionador de ar do seu veículo, em perfeitas condições de uso.

    Ubiratan dos Santos Mecatrônico automotivo Renault / Senai RJ

Postar um comentário