Topo

Veja como reconhecer um AVC

De repente, uma dor de cabeça súbita, uma dificuldade de fala e apenas um lado do seu corpo fica anestesiado. Estes são possíveis indícios de AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame). Se você acha que isso é um problema de saúde que só acomete idosos, está muito enganado. De acordo com o Datasus, o banco de dados do Ministério da Saúde, entre 1998 e 2007, houve um crescimento de 64% nas internações por AVC entre homens de 15 a 34 anos, e de 41% entre mulheres na mesma faixa etária.

O derrame pode ser isquêmico, causado pelo entupimento de uma artéria do cérebro, ou hemorrágico, em que há a ruptura de um vaso na massa cinzenta. Seja um ou outro, um acidente vascular cerebral pode ser tão impactante a ponto de a vítima desmaiar. Como qualquer desmaio merece atenção médica imediata.

Quem cruza o país a bordo de um caminhão sabe muito bem que esse tipo de problema pode acontecer a qualquer momento com qualquer pessoa. Por isso é importante saber que o tempo é fundamental para preservar o cérebro do ataque provocado por um derrame. Alguns minutos pode diminuir o risco de graves sequelas.

Se você encontrar alguém com os sintomas de derrame deve ligar para o serviço de emergência. Caso esteja em um local afastado e não der tempo para aguardar uma ambulância, leve, no seu carro, a vítima de AVC imediatamente a um hospital, de preferência com serviço de assistência neurológica. Procure deixá-la sentada ou deitada no banco de trás, da maneira mais confortável possível.

Veja os sintomas de um AVC:

  • Alterações motoras ou sensoriais em apenas um lado do corpo. O indivíduo começa a sentir, de uma hora para outra, uma dormência em um dos braços, por exemplo.
  • Contrações involuntárias seguidas da paralisia de um músculo da face. É por isso que muitas pessoas ficam com a boca torta.
  • Um derrame é capaz causar alterações visuais. O indivíduo passa, por exemplo, a enxergar um objeto duplicado. Sensações de vertigem também avisam que algo está errado no cérebro.
  • Outro sintoma de um derrame é a dificuldade para articular as palavras.

Fonte: site Saúde

Sem Comentários

Postar um Comentário