Topo
Iveco mostra versatilidade de seus produtos na Agrishow

Uso obrigatório do extintor ABC é prorrogado para julho

O Departamento Nacional de Trânsito determinou uma nova data para a obrigatoriedade de uso do extintor ABC. Portanto, a regra que entraria em vigor no dia 1º de abril passa para 1º de julho. A resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada usem o novo equipamento.

De acordo com o Denatran, o pedido de adiamento do prazo foi feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que alegou a dificuldade dos motoristas para encontrar o novo extintor de incêndio. Agora fica a cargo do Contran publicar uma nova resolução que revogará o último prazo, que foi estabelecido pela resolução nº 516/2015.

Em julho, quando o novo prazo vencer, os condutores que não cumprirem a lei poderão pagar R$ 127,69 de multa e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O novo item de segurança tem como vantagem a capacidade de conter chamas que iniciam em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo, diferente do AB, que só conseguia controlar o fogo proveniente de matérias sólido como plásticos, borrachas, madeiras, tecidos e líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.

 

Sem Comentários

Postar um Comentário