Topo

Uso combinado de etanol e diesel é destaque na mídia

Uso combinado de etanol e diesel é destaque na mídia

Reportagem publicada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, destaca a parceria entre a Iveco, a Fiat Powertrain Technologies (FPT) e a Bosch. Desde 2010, um caminhão movido a energia renovável com tecnologia 100% brasileira está sendo desenvolvido pelas empresas. Estamos falando do Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel, um cavalo mecânico com tração 6X4 para até 63 t de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e com inovadora tecnologia bicombustível, que permite a redução do consumo de óleo diesel pela adoção de etanol.

O protótipo do Trakker Bi-Fuel foi desenvolvido com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) para atender inicialmente à indústria sucroenergética, na qual o etanol pode ser usado a preço de custo, e foi submetido a testes de campo durante a safra 2011 junto com a empresa parceira Raízen. E os resultados foram bastante positivos. De acordo com o engenheiro sênior de produto da área de inovação da Iveco, Fabio Nicora, uma economia de 6% no custo do combustível por quilômetro rodado pôde ser confirmada nas avaliações. O que é uma novidade entre todas as tecnologias de combustíveis alternativos para caminhões, que, em suas melhores aplicações, apresentam custos, no máximo, similares aos do diesel.

Equipado com dois tanques de combustível, um para etanol e outro para diesel, o Trakker Bi-Fuel utiliza um motor Cursor 9 ciclo diesel Iveco-FPT, seis cilindros, 9.0 l, com sistema de injeção Common Rail, que entrega 360 cv e 153 kgfm de torque. “Esse motor foi projetado para funcionar com uma proporção de 60% diesel e 40% etanol. Ele não opera somente com etanol”, informou Nicora. Outra vantagem do caminhão é que, por ser 100% reversível ao diesel, seu preço de revenda é valorizado.

Leia a matéria publicada no jornal O Tempo.

Rede Comunicação
1 Comment
  • ivonatto felix da costa

    É bom saber, que á IVECO diuturnamente sempre atrás de soluções tecnológicas com outras industrias, para se atualizar.
    Sempre na vanguarda.

Postar um comentário