Top

Um mercado importante

Um mercado importante

O Iveco Tector Stradale chega ao mercado com um pacote promocional de lançamento, que inclui garantia de dois anos, sendo um ano para o caminhão e um ano adicional para o conjunto motor, câmbio e eixos, taxas supercompetitivas e dois anos de troca de óleo. “Com o Tector Stradale, a Iveco amplia sua gama de estradeiros, que já inclui os modelos Stralis e Cavallino, cobrindo desta forma uma ampla gama de utilizações capaz de atender às demandas de todos os profissionais da estrada”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil.

O mercado brasileiro dos semipesados (de 16 a 26 toneladas de PBT) movimenta cerca de 30 mil unidades por ano, dos quais 20 mil unidades são versões 6×2, os chamados “trucados”. A maioria deles é comprada para a aplicação rodoviária, o que torna este tipo de caminhão uma presença marcante nas estradas brasileiras. 

No ano de 2008, o mercado de veículos com PBT de 23 toneladas e tração 6×2 representou um volume aproximado de 22.00 unidades no Brasil.  Veja, abaixo, a divisão desse segmento por aplicação. Carga seca e baú correspondem a 78% do mercado: 

Mercado Equipamentos 6x2 Semipesados

Mercado Equipamentos 6x2 Semipesados

“Por suas características, este é um importante trunfo comercial para a marca Iveco neste segmento”. Com a ajuda do Tector Stradale, a Iveco espera vender mais de 2.000 unidades de toda a gama Tector já em 2010, e posteriormente aumentar esse volume gradativamente nos anos seguintes. É um objetivo viável, segundo Cavalcanti. Desde o lançamento do Tector, em dezembro de 2008, a Iveco já aumentou em dois pontos percentuais sua participação entre os semipesados, atingindo 5,5% de market share. “Para 2010 o objetivo da empresa é buscar uma participação de dois dígitos”.

Iveco Brasil