Topo

Tudo que você precisa saber sobre a manutenção do seu bruto!

Fala, amigo (a)! Como você sabe, aqui no nosso blog, é possível encontrar diversas informações e dicas sobre o mundo dos caminhoneiros, e hoje não será diferente, então, se liga!

Câmbio com ruído, motor falhando, luzes piscando no painel…. esses são alguns sinais de que o seu bruto precisa de uma manutenção. Mas, você sabia que existem três tipos de manutenção para o seu caminhão? E você sabe quais são elas? A IVECO te conta! 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

O nome já te ajuda a decifrar, né? A manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir a probabilidade de falha ou desgaste natural do seu veículo. Ou seja, você planeja sua manutenção de tempo em tempo para se precaver de qualquer possível problema.

Itens importantes:

– Além de checar óleos e filtros, a manutenção preventiva deve conferir os reapertos, regulagens em geral, pneus, conjunto de reboque, ou seja, o conjunto completo do seu caminhão. Caso o seu caminhão tenha regulagem de freio, não se esqueça de conferi-la também.

– Uma simples regulagem pode reduzir o desgaste de lona de freio, item que melhora a eficiência e redução no risco de acidentes durante a viagem.

– O terminal de direção também deve ser checado. Se ele estiver com folga, pode causar o desgaste prematuro dos pneus, aumentar a resistência ao rolamento e provocar o aumento de combustível.

– A falta de regulagem de válvula e unidades influencia no bom funcionamento do motor e no aumento do consumo de combustível, óleo lubrificante e aumento da emissão de gases poluentes.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

O seu pesado parou de funcionar? Isso acontece após alguma pane no sistema do caminhão, ou seja, ele precisa de uma manutenção corretiva para, literalmente, corrigir o problema e voltar a funcionar. 

Esse tipo de manutenção é sempre a que tem um custo maior para o seu veículo, já que na maioria das vezes ocorre por falta da manutenção preventiva. 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Para diminuir o tempo de reparo no caso da manutenção corretiva, das manutenções programadas (preventivas) e, consequentemente, aumentar a vida útil do seu bruto! 

Esse tipo de manutenção, basicamente, é o acompanhamento de medições e coletas de dados feitos em um intervalo frequente, com o objetivo de indicar as reais condições de equipamentos e instalações.

Durante a manutenção preditiva, é necessária a execução de medições periódicas das condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas do seu caminhão. 

Se você opta pela manutenção preditiva, você se antecipa da necessidade de serviços de manutenção do equipamento, elimina a chance de desmontagem desnecessária, aumenta o tempo de disponibilidade dos equipamentos e reduz as paradas de emergência, aproveitando o seu IVECO. 

PLANOS DE MANUTENÇÃO

Para lidar bem com os desafios do dia a dia, é preciso ter saúde. Isso vale tanto para você quanto para o seu caminhão. Por isso, nada melhor do que contar com os Planos de Manut?enção IVECO, que funcionam como planos de saúde para o seu veículo. 

Veja as vantagens: 

Você paga um valor mensal e tem assistência sempre que precisar. Simples, fácil e bom para o seu bolso. Afinal, quando o seu caminhão vai bem, os seus negócios também vão. São cinco opções de planos: Básico, Essencial, Essencial Economy, Trem de Força e Absoluto. Eles são programados de acordo com o seu IVECO e o uso que você fará dele. Tudo é pensado para que seu caminhão não pare nunca. E, caso isso aconteça, que seja pelo menor tempo p?ossível. 

Compare os planos para saber qual se encaixa melhor para você: 


Realize sua cotação aqui no nosso site.

Gostou do post de hoje? Compartilhe com seus amigos sobre a importância da manutenção do seu bruto e acompanhe nosso blog para ficar por dentro do mundo dos caminhões.

Até a próxima!

Sem Comentários

Postar um Comentário