Top

Treinamento de motoristas evita acidentes

Treinamento de motoristas evita acidentes

Uma iniciativa do Velopark oferece um curso de pilotagem para motoristas de veículos pesados no Rio Grande do Sul. O objetivo é educar, conscientizar e treinar os profissionais para diminuir o número de acidentes envolvendo veículos pesados em rodovias brasileiras.

Só em 2012, o Rio Grande do Sul registrou 7.165 acidentes envolvendo caminhões e ônibus. Segundo o Daer e a Polícia Rodoviária Federal, mais de 90% dos casos são em decorrência de falhas humanas. Atualmente, o Estado tem 400.315 mil motoristas habilitados nas carteiras C, D e E, mas o SEST SENAT não sabe mensurar quantos desses motoristas recebem algum tipo de qualificação.

A preocupação em oferecer treinamentos inovadores é o segredo para qualificar a equipe e garantir a satisfação do cliente. A Viação Ouro e Prata, empresa de transporte de passageiros do Rio Grande do Sul, por exemplo, dedica aproximadamente 160 horas para treinamento dos motoristas. O resultado é um índice de satisfação do cliente e da equipe acima de 97%, e o mais importante, índice zero de acidentes com vítimas desde 2004.

Em 2013, a empresa de transportes aderiu ao novo curso de direção segura para motoristas profissionais do Velopark. A proposta é orientar e qualificar a classe sobre a segurança do condutor e passageiro e testar os limites do veículo em uma situação de emergência.

Fonte: Blog do Caminhoneiro e site do Velopark

Rede Comunicação