Top

Transforme seu carro em um elétrico

Transforme seu carro em um elétrico

O engenheiro e analista de sistemas Maurício dos Santos Anjo se propõe a converter um compacto movido a motor a combustão em um elétrico a um custo que varia de 29 000 a 69 000 reais. A diferença é justificada pela opção do tipo de bateria: chumbo-ácido ou íons de lítio. Anjo deve testar uma bateria de íons de lítio nacional, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), que deve baixar esse custo.

O mineiro, residente em Uberaba, converteu em 2009 um Palio Economy Flex em um elétrico equipado com 25 baterias de chumbo. Todo o processo, incluindo o preço do modelo, custou 59 900 reais. Convertido, atinge velocidade máxima de 93 km/h e tem autonomia de 70 km, fornecida pelas baterias armazenadas no porta-malas. O modelo leva até 10 horas para recarregar totalmente e o custo por km é de 4 centavos.

Tudo começou quando Anjo percebeu que não tinha tempo para fazer a manutenção do seu carro e teve a ideia de procurar um elétrico. Tentou comprar uma Palio Weekend Itaipu, mas sua comercialização não se concretizou. Diante da escassez de opções, em 2008 decidiu transformar ele mesmo seu Palio, comprado especialmente para esse fim.

Maurício, já fez uma primeira venda, uma Fiat Strada convertida. Seu sonho é construir uma fábrica com a capacidade de converter 4 000 carros por mês. “Estou em negociações com investidores”, afirma.

O governo retomou os estudos para incentivar o carro elétrico. Está em análise subsidiar as importações, a fim de garantir o abastecimento. Depois, a estratégia é criar a tecnologia de fabricação nacional. Já existem investimentos na produção de baterias nacionais.

Fonte: Isadora Carvalho, revista Quatro Rodas

Rede Comunicação