Topo

Todo homem deve conhecer o Novembro Azul

Todo homem deve conhecer o Novembro Azul

Todo homem deve conhecer o Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez dos homens receberem orientações a respeito do câncer de próstata. A campanha mundial ganhou o nome de Novembro Azul. A doença é a segunda causa de morte por câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. De acordo com a Sociedade de Urologia, são 60 mil novos casos por ano, sendo que 20 mil homens morrem por conta da doença. A expectativa da instituição é de que um a cada seis terá esse câncer e que um a cada 36 morrerá em decorrência da doença.

A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, paralelo às atividades do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro. O Novembro azul tem o objetivo de incentivar o público masculino a procurar atendimento no posto de saúde mais próximo de sua residência para agendar consultas anuais com o urologista.

É muito importante que os homens desenvolvam a consciência da prevenção e busquem o atendimento médico de rotina para avaliação de sua saúde de forma regular e anual.

Saiba mais sobre o Novembro Azul na página da Sociedade Brasileira de Urologia no Facebook.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação
Nenhum comentário

Postar um comentário