Topo

Termos e conceitos para caminhoneiros

Várias vezes vemos inúmeros anúncios de veículos com termos que, normalmente, são desconhecidos do público e podem causar muita confusão na hora de escolher o seu bruto. Vão desde cinto de segurança para árvore de transmissão aos mais simples, como cavalos de potência.

Para ajudá-lo, separamos alguns dos principais e explicamos para você:

Cavalos de potência: podemos classificar os cavalos de potência como a unidade para medir a potência de um motor. Se consideramos em termos matemáticos, é “a energia necessária para mover 550 libras (250 kg) por um pé (30 cm) em um segundo, ou a energia necessária para mover 33 mil libras (15 mil kg) por um pé (30 cm) em um minuto” (Fonte: Carro de Garagem).

Torque:  já o torque é a força que faz o veículo se movimentar. Ele produz uma força motriz, através de movimentos giratórios que impulsionam o veículo para a frente. Ele também é responsável por auxiliar no arranque de morros e ruas íngremes.

Cinto de segurança para árvore de transmissão: é um feixe ou uma barra de metal instalada abaixo do veículo para que proteja a árvore de transmissão e esta não caia na pista, no caso de algum imprevisto ou acidente.

Eixo: são as estruturas de encaixe das rodas e são variados, como eixo duplo, eixo de dianteira, etc.

Sistema de Transmissão: é o conjunto dos elementos do carro que transmitem a força elaborada pelo motor para as rodas e, assim, fazem o veículo se movimentar.

 

Esses termos são recorrentes na conversa de motorista e agora você sabe tudo sobre eles! Se achou que faltou algum, comente aqui abaixo, que nossos especialistas irão lhe responder!

 

Sem Comentários

Postar um Comentário