Stralis LNG movido a gás natural é exposto em Amsterdã
O evento tem um nome estranho – “Bedrijfsauto 2012” – mas é uma aparência familiar que encontramos por lá: um Stralis. A Iveco aproveitou o salão, realizado no centro de exposições RAI, em Amsterdã, para apresentar à Europa o Stralis LNG movido a gás natural. O veículo é indicado para operações com pequenas e médias distâncias, e é voltado principalmente para o setor de distribuição noturna. O modelo já está disponível para vendas em todo o continente europeu.
Em exposição está um cavalo mecânico de dois eixos com semi-reboque, motor Cursor 8, movido a gás natural e com potência de 330 cv. Além disso, tem caixa de velocidades manual, Intarder e EBS. Sua capacidade de carga varia entre 18 e 40 toneladas.
Hoje, o uso de gás natural em veículos comerciais representa um investimento de grande importância social, mas também uma vantagem econômica para os operadores. Um dos principais benefícios da tecnologia de LNG é sua autonomia de rodagem com um alcance de até 750 km.
“A tecnologia dos veículos a gás natural representa uma prioridade para as atividades da Iveco”, disse Alessandro Mortali, vice-presidente sênior na área de pesados na Iveco. “Estamos entre os poucos fabricantes que anteciparam a utilização do metano como fonte de energia alternativa”.
O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos.
Luiz Carlos Anjo
Otimo consertesa vai ser bem aceito no mercado porque pode ficar menos poluente baixa manutemção.
HUMBERTO DIAS E SILVA
JA PENSOU, HOJE INFELISMENTE EXISTE UMA GRANDE REJEICAO EURO V. MAS QUE E NOSSA REALIDADE.
E COMO SERIA BOM NOSSA MARCA IVECO SAIR NA FRENTE COM GAS GNV..
josé wellington santos
Gostei muito da nova apresentação do stralis com gnv parabens pela nova linha