Topo

Soluções para o dia a dia

Conheça maneiras inusitadas de reduzir o rastro deixado pelo lixo que geramos.

Fungo que se alimenta de plástico: na floresta tropical, tudo pode virar alimento: raízes, sementes, rodinhas de skate, travesseiros e até camisinhas! Cientistas da Universidade de Yale (EUA) descobriram um fungo comum nesse habitat úmido e quente que digere poliuretano (PUR), polímero de que são feitas essas e outras coisas que se acumulam nos lixos da cidade, incluindo lixo tecnológico. Segundo o estudo, a descoberta pode trazer novas soluções para o lixo plástico.

Bituca de cigarro se transforma em paletes plásticos: apesar de pequeninas, as bitucas são descartadas aos milhões, todos os dias, no chão. E, conforme o papel se degrada, o filtro, que reteve parte das toxinas, libera essas substâncias no solo. A TerraCycle, empresa canadense de reciclagem, encontrou uma solução pioneira para isso. Ela recebe esse lixo através de uma rede de coletores voluntários – pelo correio e com frete pago – e o utiliza na confecção de paletes plásticos. Restaurantes e empresas podem enviar suas bitucas, e a Terracycle doa. A empresa atua no Brasil, mas a brigada que recolhe cigarros ainda não opera por aqui.

Enquanto as ideias não chegam aqui no Brasil, vamos fazer a nossa parte e reciclar o lixo produzido.

Fonte: site Planeta Sustentável, revista Vida Simples, por Ricardo Ampudia.

1 Comentário
  • Rafaela - Tudo em Foco

    Que legais essas iniciativas! É muito importante descobrir novas maneiras de reciclar o lixo e conseguir preservar o meio ambiente. Estas duas ideias em específico são incríveis e inovadoras e com certeza poderão trazer um ótimo benefício à natureza.

    22/08/2012 no 6:55 pm Responder

Postar um Comentário