Topo

3 sinais de que seu caminhão precisa de manutenção

A falta de manutenção ou revisão preventiva pode causar muitos transtornos aos caminhoneiros na estrada. Os riscos de acidentes aumentam quando as condições de circulação dos veículos não são levadas em consideração. Ser pego de surpresa com um problema mecânico em lugar desconhecido também não é bom.

Por isso, listamos três sinais importantes de que seu veículo está precisando de manutenção. Assim você não se descuida da saúde do seu bruto e não cai em armadilhas na estrada.

1 – Motor falhando

Você, melhor do que ninguém, conhece seu bruto. Observe caso sinta que o motor está fraco ou não responde como deveria. Se ele anda perdendo a potência com frequência, isso pode ser sinal de problema. Normalmente, perda de potência do motor pode indicar falhas no sistema de cabos, no filtro de ar, unidades injetoras, velas de ignição ou no intercooler.

Verifique também se o consumo de combustível está normal. Mas não espere o problema se agravar. Procure o serviço mecânico ao primeiro sinal de avaria.

2 – Luzes acesas ou piscando no painel

Alguns motoristas são tão descuidados que não sabem nem mesmo o que significam as luzes de alerta no painel. Os motoristas vão rodando com os alertas acesos até que algo grave aconteça ao veículo. Essa prática é muito perigosa! Alguns sistemas são averiguados quando viramos a chave do veículo, como injeção, os airbags e o nível de óleo. Por isso, algumas luzes se acendem no momento em que a chave vira no contato do seu caminhão, mas o normal é que se apaguem logo em seguida.

No manual do veículo é possível verificar o que cada seção no painel representa e se antecipar em relação aos possíveis problemas mecânicos ou elétricos.

3 – Câmbio com ruído

Não é normal ouvir ruídos vindos da caixa de câmbio, principalmente parecidos com arranhões. Esses barulhos estranhos normalmente indicam problemas no câmbio. Alavanca de marcha pesada também é um indicativo de problema. Nos caminhões automáticos, observe se a marcha está funcionando corretamente, sem passagens ruidosas ou se elas estão sendo trocadas sem necessidade.

Fique atento aos sinais que seu bruto emite. Dirigir com responsabilidade e segurança deve ser a preocupação de todo estradeiro!

Sem Comentários

Postar um Comentário