Top

Serviço na Alemanha leva o médico até o motorista na estrada

Serviço na Alemanha leva o médico até o motorista na estrada

Quantas vezes você não viu um colega caminhoneiro passando mal ou em um acidente grave? A realidade de quem cruza o país transportando cargas ou passageiros é de insegurança e requer responsabilidade. Além de cumprir as regras do trânsito, o motorista deve estar seguro de sua própria saúde. Segundo informações da revista O Carreteiro, poucos caminhoneiros consultam um médico, até mesmo em caso de doença.

Os motivos para esse comportamento são vários. Será que o médico em uma cidade estranha tem tempo para um novo paciente? E o que fazer com o tempo de espera? Quais são os efeitos de uma espera prolongada na agenda do motorista e até mesmo onde estacionar o caminhão são levados em conta antes da pausa para cuidar da saúde.

Na Alemanha, a parceria entre instituições com médicos, dentistas e clínicas próximas às rodovias ou paradas de caminhões criou uma forma de resolver essa questão. Em 2007, o DocStop foi criado para atender e melhorar a saúde dos motoristas de caminhões, carretas e ônibus e conta com mais de 700 médicos e clínicas filiadas. Outro objetivo do projeto é evitar a automedicação e a ocorrência de acidentes.

O motorista que não estiver se sentindo bem liga para a linha telefônica especial e solicita um médico perto de sua localização na estrada ou o endereço de um posto de atendimento ao longo da rodovia. O tratamento é coberto pelo seguro, assim como qualquer visita ao médico. Quem não estiver um cartão de seguro válido na Alemanha tem de pagar os custos do tratamento em dinheiro. Depois o seguro reembolsa o segurado.

Uma boa ideia que poderia ser importada para o Brasil!

Fonte: Revista O Carreteiro

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação