Topo

Seja sustentável: reaproveite os alimentos

Cascas e talos de legumes, verduras e frutas, são facilmente descartados na cozinha – mas não deveriam. Com criatividade, eles podem ser usados no preparo de bolos, sopas e geleias. Veja abaixo algumas ideias para você aproveitar ao máximo um alimentos e ser mais sustentável.

A casca do abacaxi possui três vezes mais fibras do que a polpa e dá um ótimo suco. Antes de bater a casca com água, deve-se ralar a parte externa para retirar um pouco das saliências e cozinhá-la por alguns minutos. A água do cozimento ainda pode ser usada para preparar um chá.

Os talos de legumes podem ser aproveitados como recheio de tortas, panquecas e também para o preparo de patês e molhos. Em alguns casos, os talos podem ser refogados antes para ficarem mais moles. Os talos do rabanete vão bem na omelete, enquanto os de brócolis são bons complementos à maionese de legumes e no tempero do arroz ou da farofa. Talos de couve podem servir a um cozido.

Os talos e cascas podem ser armazenados em geladeira por até 48h ou no freezer por até 30 dias. A dica é colocar uma etiqueta de identificação para não deixar passar o prazo de validade. Outra ideia é picar tudo e congelar em forminhas. Depois, é só retirar os cubinhos e armazená-los em sacos próprios para freezer. Eles poderão ser usados para o preparo de caldos.

As polpas de frutas podem ser reaproveitadas se consumidas em até 24 horas, assim os nutrientes não são perdidos. Para usá-las mais tarde (em geleias, por exemplo), também vale a sugestão de congelá-las em forminhas. As polpas também podem ser usadas em vitaminas ou para finalizar um doce. A do maracujá, misturada com açúcar na panela, vira uma cobertura para pudins ou brigadeiros. E a casca do melão pode ser uma boa alternativa para saladas. Depois de cozida, ela fica macia e com sabor leve.

Fonte: site Planeta Sustentável

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Sem Comentários

Postar um Comentário