Topo

Saiba porquê podemos superar as mudanças climáticas

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, promoveu mais uma edição do evento mundial 24 Hours of Reality. Neste ano, no intitulado de 24 Reasons for Hope (24 Razões para Acreditar, em tradução livre do inglês), ele apresentou um motivo por hora para crer que a crise do clima será superada se todos fizerem a sua parte.

Abaixo, estão as 24 razões listadas pela organização e apresentadas, comentadas e compartilhadas durante esta “virada” mundial pelo clima:

1) O uso de energias renováveis está crescendo e ficando mais barato, graças ao avanço das tecnologias limpas.

2) O preço do telhado solar agora está mais competitivo em quase 80 países, onde o custo é menor ou igual ao cobrado pelos serviços públicos.

3) O progresso notável do mercado de armazenamento de energia pode garantir a redução da poluição climática. Quanto mais energia armazenada, mais viáveis se tornam as renováveis.
4) A rede elétrica está evoluindo, tornando-se mais eficiente e confiável. Um grande passo para a energia sustentável para todos.

5) Indústria e mercado dos carros elétricos estão crescendo. Com a queda dos preços, mais pessoas podem ter acesso a esses veículos, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

6) O transporte está ficando mais eficiente e o transporte público está crescendo conforme as pessoas percebem os benefícios de não usarem carros sozinhas.

7) Eficiência energética está melhorando globalmente e ajudando a poupar o dinheiro das pessoas. Fazer mais com menos é uma tendência no setor de energia, em grande parte graças aos avanços crescentes em tecnologia.

8) Grandes negócios e marcas globais estão ficando mais verdes. As energias limpas podem contribuir de várias maneiras para o sucesso das empresas, seja economizando dinheiro ou agradando consumidores.

9) Religiões estão abraçando a energia renovável, mostrando que líderes de fé respeitados e suas comunidades estão priorizando a proteção do planeta.

10) Jovens e estudantes têm impulsionado a expansão da energia limpa com inovação, inspirando uma mudança real na crise climática em todo o mundo.

11) A maré está mudando na opinião pública conforme mais pessoas entendem a realidade das mudanças climáticas e demandam ações imediatas de seus líderes.

12) Renováveis estão reduzindo a pobreza e expandindo o acesso à energia a milhões de pessoas em países em desenvolvimento.

13) Energia limpa salva vidas e torna o mundo mais seguro ao reduzir a dependência dos países em combustíveis fósseis.

14) O uso de renováveis melhora a saúde pública. Aumentar o uso de energia limpa significa ter água, terra e ar mais limpos também.

15) As florestas estão melhor protegidas por várias nações, que buscam reverter anos de desmatamento e preservar o capital natural.

16) A agricultura sustentável está crescendo e garantindo a subsistência.

17) Renováveis estão estimulando o crescimento de emprego em todo o mundo, o que prova que a energia limpa é um ponto de ascensão para a economia.

18) Muitos países estão no caminho certo para reduzir emissões, criando modelos para todo o mundo de ação real contra a mudança do clima.

19) A China está fazendo grandes investimentos em energia limpa. A nação mais populosa e poluidora do mundo percebeu a importância de utilizar renováveis para crescer e prosperar.

20) As principais instituições financeiras estão apostando nas renováveis.

21) Entidades vêm fazendo progressos em renováveis e eficiência em todo o mundo, conforme líderes locais, estaduais e regionais escutam a população e priorizam a ação climática.

22) Muitas cidades estão criando novos modelos de desenvolvimento sustentável, usando renováveis e eficiência energética para um crescimento inteligente.

23) O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon está unindo nações na direção de um acordo climático global forte, que será aprovado na COP de Paris, em dezembro de 2015.

24) Os EUA ficaram sérios quanto às emissões de usinas de energia movidas a carvão.

E você? Que outras razões tem para acreditar que é possível reduzir o aquecimento global?

Fonte: Planeta Sustentável

Sem Comentários

Postar um Comentário