Top

Saiba mais sobre o curso obrigatório para condução de carga indivisível

Saiba mais sobre o curso obrigatório para condução de carga indivisível

A partir do mês de abril de 2014, passa a ser obrigatório o curso de especialização para os condutores de veículos de carga indivisível, segundo a resolução 455 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O curso tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos com carga de projeto, ou indivisível, ou especial, ou excepcional ou excedente.

Conforme Resolução 11/04 do DNIT, carga indivisível é a carga unitária, representada por uma única peça estrutural ou por um conjunto de peças fixadas pro rebitagem, solda ou outro processo, para fins de utilização direta como peça acabada, ou ainda, materiais implementos, partes estruturais, máquinas ou parte de máquinas e equipamentos, cujas dimensões e/ou peso excedem os limites fixados pelo CONTRAN.

O transporte desse tipo de carga requer, geralmente, a utilização de veículos especiais e projeto específico de transporte com base em legislação dos órgãos com jurisdição sobre a via e em respeito as limitações da infraestrutura. O condutor para estar apto a dirigir nesta modalidade requer o conhecimento de condições especiais de trânsito, sinalização do veículo e da carga, e outras medidas específicas de segurança para trafegar nas estradas, bem como para segurança de propriedade de terceiros e da própria rodovia.

Uma questão importante a ser analisada é que a lei prevê que os motoristas só poderão realizar o treinamento nos Estados nos quais eles possuem a sua carteira de habilitação (CNH) registrada. Porém, atualmente, nem todos os Estados possuem instituições homologadas para oferecer o treinamento.

Fonte: Revista Carga Pesada e site do Detran-MG

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Rede Comunicação