Topo

Saiba como evitar o desperdício de água em casa, no trabalho e nas ruas

Segundo a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Apesar disso, utilizamos muito mais do que essa quantidade em nossas atividades diárias. Veja uma série de dicas simples para ajudar a reduzir o seu consumo e garantir água potável para as próximas gerações.

Escovando os dentes e fazendo a barba
Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca ou o lavar o rosto.

Na piscina
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 126 litros de água por dia graças à evaporação. Com uma cobertura (material plástico), a perda é reduzida em 90%.

Lavando roupa
Só utilize a máquina de lavar quando estiver com a capacidade total. No tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Utilize a água usada no tanque para lavar o quintal e a área de serviço.

No jardim
Para molhar as plantas, use um regador ou mangueira com esguicho tipo revólver. No verão a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou á noite. Isso reduz a perda de água por evaporação. Já no inverno a rega das plantas pode ser feita em dias alternados, pela manhã.

No chuveiro
Evite banhos demorados. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Banho de 15 minutos em chuveiros elétricos consome cerca de 140 litros de água. Banhos de cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo e pode economizar até 96 litros de água.

Na cozinha
Jogue os restos de comida no lixo. Molhe a louça e feche a torneira. Ensaboe tudo o que tem de ser lavado e só então abra a torneira novamente para enxaguar. Em 15 minutos, uma torneira aberta pode despejar 243 litros de água no ralo. Com a torneira fechada enquanto as louças são ensaboadas, você gasta somente 46 litros.

No quintal e calçada
Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Em vez disso, use a vassoura. Ao lavar a calçada ou quintal com a torneira aberta por 15 minutos, você gastará cerca de 280 litros de água.

No carro
Lavar o carro com mangueira com meia volta aberta consome 560 litros de água, por isso procure usar balde e pano ao invés de uma mangueira. Ao lavar o carro com balde, apenas uma vez por mês, você irá gastar apenas 40 litros de água. Outra dica é não lavar o carro

Nas ruas
Denuncie vazamentos. Caso veja algum cano estourado ou vazamento na rua, ligue imediatamente para a empresa responsável da sua cidade e informe o ocorrido e o local. Caso o reparo demore de ser realizado, não deixe de ligar novamente e obrar à empresa.

Fonte:  EcoFair

Sem Comentários

Postar um Comentário