Topo

Saiba como ajudar as vítimas de enchentes no Brasil

Todos os anos, de janeiro a março, o Brasil lida com fortes chuvas que, muitas vezes, resultam em grandes enchentes, causando destruição por onde passam. Muitas pessoas são afetadas e precisam de ajuda nesse momento. Para quem está sofrendo com as enchentes, receber ajuda é muito importante. Uma das maneiras mais simples e eficientes para ajudar é fazendo doações. Os desabrigados e desalojados precisam de água potável, itens de higiene pessoal, como sabonete e pasta de dente, alimentos (de preferência os não perecíveis e prontos para consumo), roupas, colchão e até cobertores.

Em situações como essas, rodoviárias, shopping centers, postos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha se tornam locais para doações. Além disso, cidades próximas que não foram atingidas costumam disponibilizar locais para receber donativos.

Se a pessoa quer ajudar ainda mais, ela pode participar como voluntária de algum Núcleo de Defesa Civil (Nudec) organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associações comunitárias ou entidade. O Nudec tem como objetivo organizar e preparar a comunidade local, aumentar sua percepção de riscos e reduzir sua vulnerabilidade diante desastres naturais.

As principais atividades do núcleo são: incentivar a educação preventiva, organizar e executar campanhas, cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade, coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição e promover treinamentos. No site Care.org é possível encontrar um manual que serve como ponto de partida para entidades, movimentos sociais e grupos comunitários, que estão interessados em formar novos Nudecs.

O Blog da Iveco é um canal aberto e direto para caminhoneiros, motoristas, frotistas, transportadores, jornalistas e apaixonados por caminhões leves e pesados. Aqui você encontra notícias, informações, dicas e promoções para o seu dia-a-dia. Pelo 3º ano, a Iveco concorre ao Prêmio TopBlog e precisa do seu voto. Vote agora com o seu e-mail e Facebook.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha

Sem Comentários

Postar um Comentário